Busca:






Paulo Silva


A importância das escolinhas de esportes e artes, na vida das pessoas



Caro leitor. Muitos ainda não conseguem entender o grande papel que essas escolinhas desempenham , auxiliando na formação da criança e adolescentes, e nos indivíduos de modo geral, em cidadãos do bem no futuro.


Sabemos que milhares ou até mesmo milhões de crianças e adolescentes no Brasil, são amparados por essas organizações, evitando que eles trilhem os caminhos das drogas e da criminalidade.


Camaçari uma das cidades mais ricas do Brasil, ainda não se apercebeu para essa situação, e poucos investimentos são feitos nessa área, deixando varias escolinhas sem nenhum incentivo, dificultando em muito o trabalho voluntários desses profissionais, que trabalham por amor, conta apenas com o apoio dos pais dos alunos, e de alguns voluntários. 


Projetos como, a escola de música e Studio solidário toque de harmonia no bairro da Nova Vitoria, e vários outros por toda cidade, tem tido uma grande importância em suas comunidades e por toda Camaçari, pois acolhem crianças e adolescentes,  muitos deles especiais, proporcionando muitos avanços na saúde física e mental desses jovens.


Sabemos que precisamos respeitar as regras imposta nas nossas vidas, e respeitarmos uns aos outros, e é exatamente aí que entra o papel dessas escolinhas, quer seja de esportes, música, e  artes de modo geral.   


É óbvio que a família tem fundamental importância na formação de seus filhos, pois a educação de uma criança começa a partir de zero ano, mas quando a família e poder publico falham é necessário que alguém faça alguma coisa para  evitar um mal maior, ou seja: o desvio de conduta dos nossos jovens.


Precisamos abraçar essa causa com muito carinho, entender que os adolescentes, e as  crianças que hoje estão matriculados nessas escolinhas, poderia ser o marginal nos aguardando nas esquinas, para nos assaltar.  


O Brasil por sua vez, passa por uma crise moral e ética muito grande, a maioria dos nossos representantes políticos, não são exemplo a seguir por nossa juventude, e pode até influencia-los a trilhar caminhos obscuros, caso não sejam orientados e educados de modo que os mesmos possam seguir os bons exemplos.


A falta de investimentos nesses projetos sociais, é muito por conta de não trazer conotação politica para o investidor.   Para resolver parte desse problema em Camaçari, seria necessário descentralizar a prática de esportes , artes cultura, hoje na Cidade do Saber, e construir centros culturais nos bairros, e também fazer parcerias com as escolinhas já existentes nas comunidades camaçariense.


Esse é o caminho a seguir , mas para isso acontecer, é necessário ter boa vontade, visão politica e administrativa do gestor, e de seus auxiliares; para que possamos ter um futuro promissor para os nossos jovens, e da população de modo geral.


Paulo Silva polasilva@bol.com.br é professor, escritor, músico, cantor e diretor de teatro


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor


 


 
Últimas Publicações

Castelo dos sonhos
Carnaverdade
Jogando o barro na parede
Grandes e Pequenos
A importância das escolinhas de esportes e artes, na vida das pessoas
Últimas cartadas
A indústria do tapa-buracos e as derrapagens da gestão Elinaldo


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2019 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL