Busca:





Virtual

Camaçari sedia no proximo final de semana (27 e 28) o GameCam. Encontro que acontece das 9h às 21h, no Clube Social de Camaçari, amplia o mercado de jogos com integração digital dos aficionados, além de apresentar novidades tecnológicas. Festival de Games de Camaçari terá palestras, jogos freeplay e competições com  jogos como League of Legends (LOL), PUBG e CSGO entre outros. A entrada é 1 quilo de alimento não perecível.




Desfile

A Fundação  Cultural da Bahia (Funceb)  inscreve até 7 de maio as bandas filarmônicas e grupos de manifestação de cultura popular interessadas na selação das entidades que  irão participar do  cortejo da Independência da Bahia no desfile do 2 de Julho.  Cada atração receberá o cachê e R$ 6 mil.


O resultado dos selecionados e suplentes será publicado até 17 de maio. Os Grupos de Manifestação de Cultura Popular precisam ser de uma das cidades da rota histórica da Independência do Brasil na Bahia,  Região Metropolitana de Salvador (RMS),  Recôncavo e Caetité. RTambém precisa, comprovar  que sejam atuantes e reconhecidos por sua trajetória, além de aderência artística e cultural com 2 de Julho. Confira os detalhes no site da Funceb




Axé 8.0

Tata Laércio Sacramento festeja 80 anos no próximo dia 21. Celebração acontece  no terreiro de Jauá, na estrada da Cascalheira. Tata Lembareji, como é chamado, é um dos mais respeitados líderes religiosos das religiões de matriz africana do país. Seu terreiro da Nação Banto/Angola é o 1º a ser tombado  pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Bahia. 


Pernambucano de nascimento e filho de santo iniciado no candomblé de Mameto Ermelice dos Santos, filha de pai de santo Joãozinho da Goméia, nos anos 1960, Tata Laércio instalou seu terreiro no começo dos anos 1990 em Camaçari, depois de  transferir sua casa instalada no Rio de janeiro.




Registros

Programa imperdível é a mostra fotográfica 'Universo Feminino-singular e plural'. Exposição com 30 fotos coloridas e em preto e branco segue em cartaz até o dia 8 de abril na praça central do Camaçari Boulevard Shopping. Nesta 7ª edição a mostra que acontece sempre em março como parte das comemorações do mês da mulher,  reúne trabalhos de profissionais de 10 estados e 3 países.  A fotografia 'Bagagem', de Elbio Gonçalves, foi escolhida a 1ª colocada do concurso.




Em cena

O Diretor, ator, poeta e agitador cultural Ivan Antonio prepara curso para jovens, adultos e pessoas da melhor idade que desejam participar de espetáculos, filmes e novelas. As aulas serão ministradas na Casa do Poeta, em Camaçari. 


O curso usará exercícios do Teatro da Solidão Solidária, de autoria de Ivan. Além de instrumentalizar o ser humano para as artes, o Solidão Solidária cria mecanismos no corpo e na alma capazes de transformar sentimentos negativos em ações contra o estresse, egoísmo, rancor e intolerância, se revelando como uma verdadeira terapia para o ser humano, garante.


Inscrições na Casa do Poeta, avenida Radial B, 122, Camaçari. Mais infromações: 71- 99314 9701 (WatsApp), ou 3040 5033




Reação

"Burro é Quem Mata Jumento". Esse é  o título da música que  o forrozeiro Adelmario Coelho lançou como forma de protesto contra a matança de animais. Composta em parceria com Junior Vieira, composição cita a  recente matança de animais em Euclides da Cunha, e o aumento dos maus tratos ao jumento considerado hoje um animal sem serventia.  A ideia é  ajudar a fomentar a discussão sobre o abate dos jumentos e jegues no país.


Num dos trechos da música, Adelmário fala da importãncioa  bíblica do animal. "Senhor, só vim te pedir: me livrai da extinção! Sou apenas um jumento, que sirvo a qualquer cristão, e de cristo eu sei que sou animal de estimação".




Joystick

Camaçari sedia nos dias 23 e 24 de fevereiro o seu 1º festival de games. O GameCam acontece no Teatro Cidade do Saber (TCS) e deve reunir centenas de jovens de todas as idades, aficionados por jogos e novidades no mundo dos games. Além de jogos e novidades, a programação com entrada gratuita terá palestras e oficinas




Cidadania

Em mais uma aula de solidariedade, professores, alunos e servidores do Colégio Estadual Cidade de Camaçari entregaram uma cadeira de banho e outros donativos para o abrigo São Francisco localizado no bairro do Jaraguá, em Camaçari. Ação é parte da sua proposta pedagógica de engajamento de seus alunos na construção da cidadania. A gincana anual interna realizada pelo colégio é um desses projetos.


Localizado no bairro Gleba A, o Cidade de Camaçari possui cerca de 1.450 alunos matriculados nos cursos regular e técnico em Informática, administração e meio ambiente do ensino médio, além do programa de educação de jovens e adultos (EJA).




Espaço

Será nesta sexta-feira (1/2) às 19h, na Casa do Poeta, em Camaçari, o lançamento do livro do poeta e agitador cultural Ivan Antonio. 'Amor revolução silenciosa', 10º livro do autor , é um relato da  sua paixão pelo mundo, pelas coisas e pelas pelas pessoas.  A Casa do Poeta fica no antigo restaurante Tambor lascado, na avenida Radial B.




Perspectivas

O economista e professor doutor Utilan Corôa está com livro novo no mercado. Intitulado 'Gestão de Portfólio:Hipótese Fractal na Construção de Carteiras de Ações no Brasil', publicação descreve sobre a nova era das finanças e o mercado financeiro,influências e eventos futuros. Esse é o 2º livro do professor, também autor de 'Gestão Conjunta de Riscoe Retorno' que abrda questões no campo das finanças e mercado de capitais.




Proibido proibir

Caetano Veloso e Daniela Mercury lançam nos próximos dias um clip com uma música com críticas ao atual momento político de censura e  redução dos direitos. A música 'Tá proibido o Carnaval/ Nesse país tropical', composta  pela rainha do axé mostra de forma alegre a indignação contra os vetos e protestos ultraconservadores contra exposições e performances no país. 


"Abra a porta desse armário/ Que não tem censura pra me segurar/ Abra a porta desse armário/ Que alegria cura/ Venha me beijar", cantam os artistas na música de quase 4 minutos.
Clip contou dirigido por Jana Leite e fotografia de Rodrigo Maia, tem a partuicipação de 14 bailarinos e 12 modelos. Essa é o 2º encontro entre Caetano e Daniela. O 1º foi  em 1992 com a música "Você não Entende Nada".




Madura

A atriz Bruna Marquezine, 23 anos,  garante que  existe  muito machismo nos sets de filmagens. "Num set de gravação normalmente a maioria dos profissionais são homens, então eu já me senti muitas vezes assediada sem perceber. Houve coisas que já me traumatizaram e hoje eu sei que era assédio", disse entrevista à revista portuguesa GQ. 


Garante que está mais crítica e intolerante com esse tipo de  comportamento. Diz que muitas vezes me sentiu desrespeitada, mas que não percebeu  a gravidade daquilo que estava acontecendo.  Garante que ficou muito ferida. Sobre seu namoro com o  jogador Neymar garante que  essa relação midiática só atrapalha.




Leão

Edson Gomes, um dos  maiores nomes do reggae no país, vai virar filme. A oprodução é do cineasta Chico kertész, autor do longa-metragem “Axé: Canto do Povo de um Lugar”.  “Eu acho que é um cara também que merece. É como se a gente estivesse fazendo um inventário da Bahia e pegando as coisas que precisa”, explica o diretor, contando que há algum tempo tem viajado a Cachoeira, onde vive o artista baiano, para realizar as filmagens. A data de estreia do filme ainda não foi definida. 




Letras

“Amor revolução silenciosa” é o mais novo livro que o camaçariense Ivan Antônio lança nesta sexta-feira (21/12) às 18h, no Shopping Boulevard Camaçari. Amor e revolução é a 10ª produção literária desse artista múltiplo com presença na poesia, no teatro e no cinema. Segundo   o cantor e compositor Zeca Baleiro, o livro de Ivanildo reúne poemas amorosos, lúcidos e líricos.




Foco

O Clube de arte Fotográfica Camaçari (CAFC) inscreve até  24 de fevereiro os  interessados para o seu 7º concurso “Universo Feminino – Singular e Plural”. O tema desta edição será a presença feminina, suas singularidades e pluralidades. Serão selecionadas 30 fotos que vão compor a exposição no mês de março em espaços públicos do município de Camaçari.


As inscrições estão sendo feitas exclusivamente via e-mail pelos endereços: singular_e_plural@globo.com,  com cópia para: clubedeartefotograficacamacari@gmail.com. A inscrição de uma fotografia é gratuita até o dia 24 de dezembro. A partir do dia 25 cada participante poderá inscrever até 4 fotos, com a colaboração através da campanha de Crowdfunding no site daKickante: (www.kickante.com.br/campanhas/universo-feminino-singular-plural-ano-vii)




Rei da TV

O apresentador de TV Sílvio Santos completa  88 anos nesta quarta-feira (12/12). Considerado o mais importante representante vivo e uma das referências da televisão brasileira,, Senor Abravanel, como foi batizado, fez de tudo até alcançar a fama e o sucesso financeiro.


 Foi camelô, paraquedista, contador, radialista. Seu grande salto foi  após deixar a Globo. Comprou um empresa praticamente falida, investiu e construiu um império com o Baú da felicidade. Com o Baú  vieram o banco Panamericano, que depois vendeu  nos anos 2000, a linha de coesméticos Jequiti.


Sua carreira começa em 1962, na TV Paulista, que acabou virando Rede Globo. Ficou  até 1980 na emissora de Roberto Marinho. Mudou para a Record e logo obteve a licença para operar o seu canal de TV que batizou de SBT. 




Click

O fotógrafo camaçariense Marilton Trabuco foi um dos selecionados para o 2º Concurso Internacional Photo Nature 2018.  Promotor de eventos fotográficos e diretor do Clube de Arte Fotográfica Camaçari (CAFC) , Marilton compete na categoria 'preto e branco' com a foto 'Mansão da Misericórdia'. Imagem retrata uma musicista do grupode percussão “BATALÁ”, formado mulheres percussionistas de Brasília, na festa do Senhor do Bonfim, na Bahia.


Concurso patrocínio da Federation Internationale de L’Art Photographique (FIAP) e reconhecido pela Photography Society of America (PSA) foi aberto em julho deste ano e recebeu até o dia 15 de outubro, 3.689 fotos, provenientes de 54 países, totalizando 346 autores, todos os continentes estão representadosna seleção final.


A exposição acontece no próximo dia 08 de dezembro na Galeria de Arte da Secretária deCultura e Turismo de Jaú, e segue até o dia 10 de Janeiro de 2018.




Marco

Os 102 anos da  gravação do 1º samba, a música 'Pelo Telefone', serão comemorados  na proxima terça-feira. Ela foi registrada no dia 27 de novembro de 1916 por Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, com Mauro Almeida. Marco na história da música brasileira, o registro feito no Departamento de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em nome de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, na época um compositor de apenas 26 anos.


De acordo com a Biblioteca Nacional, Donga entregou a petição de registro para o samba em 6 de novembro de 1916. Anexada ao processo estava uma partitura manuscrita para piano assinada por Pixinguinha. Dez dias depois, Donga anexou um atestado que afirmava que o samba havia sido executado pela primeira vez em 25 de outubro de 1916, no Cine-Theatro Velho. A Biblioteca Nacional só concluiria o registro no dia 27 de novembro, com o número 3.295. 


O samba foi criado durante uma roda na casa de Tia Ciata. Desde o lançamento da música, várias pessoas reivindicaram a autoria, já que era comum que os participantes de rodas de samba fizessem improvisações.


Pelo telefone


O chefe da folia
Pelo telefone manda me avisar
Que com alegria
Não se questione para se brincar

Ai, ai, ai
É deixar mágoas pra trás, ó rapaz
Ai, ai, ai
Fica triste se és capaz e verás

Tomara que tu apanhe
Pra não tornar fazer isso
Tirar amores dos outros
Depois fazer teu feitiço
Ai, se a rolinha, sinhô, sinhô
Se embaraçou, sinhô, sinhô
É que a avezinha, sinhô, sinhô
Nunca sambou, sinhô, sinhô
Porque este samba, sinhô, sinhô
De arrepiar, sinhô, sinhô
Põe perna bamba, sinhô, sinhô
Mas faz gozar, sinhô, sinhô

O Peru me disse
Se o Morcego visse
Não fazer tolice
Que eu então saísse
Dessa esquisitice
De disse-não-disse

Ah! ah! ah!
Aí está o canto ideal, triunfal
Ai, ai, ai
Viva o nosso carnaval sem rival

e quem tira o amor dos outros
Por deus fosse castigado
O mundo estava vazio
E o inferno habitado

Queres ou não, sinhô, sinhô
Vir pro cordão, sinhô, sinhô
É ser folião, sinhô, sinhô
De coração, sinhô, sinhô
Porque este samba, sinhô, sinhô
De arrepiar, sinhô, sinhô
Põe perna bamba, sinhô, sinhô
Mas faz gozar, sinhô, sinhô

Quem for bom de gosto
Mostre-se disposto
Não procure encosto
Tenha o riso posto
Faça alegre o rosto
Nada de desgosto



Ai, ai, ai
Dança o samba
Com calor, meu amor
Ai, ai, ai
Pois quem dança
Não tem dor nem calor




Afirmação

Sábado (24)  é dia de Parada Cultural em Buri Satuba, Camaçari. Aulas, shows, oficinas, palestras e gastronomia com raízes africanas movimentam a praça do Buri a partir das 6 da manhã. Produzida pela  agitadora cultural Rose Braga, programação desta 7ª edição da Parada tem atração para todaas as idades.  Começa com aula de zumba, ministrada pelo professor Fábio Lima, segue com feira empreendedora 'negros e negras',  sarau, apresentação de  grupos de capoeira e oficina de turbante. Shows de dança e música com artistas da cidade encerram a programação.




Axé

Sábado (24) tem Xirê de Rua em Camaçari. Manifestação religiosa, a partir das 14h, na praça Montenegro, região central da cidade, reúne mães, pais e filhos de santo,  e simpatizantes do candomblé. Encontro, que acontece sempre no mês de novembro, reforça a luta pela difusão, salvaguarda e sensibilização da religião de matriz africana. Movimento que completa 5 edições neste 2018 tem entre as suas bandeiras a luta contra a discriminação e a intolerância religiosa.



Anterior | |1| 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 | Próxima

Encontrado(s): 670 registros

Listando página: 1



inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2019 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL