A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), mostra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo, do cantor Gusttavo Lima e do empresário Pablo Marçal (PRTB) na disputa para a Presidência em 2026.
Num primeiro turno, Lula (PT) teria 30%, Tarcísio (Republicanos) 13%, Gusttavo Lima (Sem Partido) 12%, e Marçal (PRTB) 11%. Ciro Gomes (PDT) alcaçaria 9%, Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União) 3% cada. Os indecisos somam 5% e os brancos, nulos ou que não vão votar, são 14%. O levantamento apresenta quatro cenários.
O ex-presidente Jair Bolsonaro tem rejeição maior do que a de Lula entre os eleitores, de 53% contra 49%. Lula ainda tem a maior intenção de votos, de 47% , e Bolsonaro, em segundo lugar, com 41% da preferência. O petista ainda tem a maior intenção de votos entre os que o conhecem, de 47% , e Bolsonaro, em segundo lugar, com 41%.
Haddad, por sua vez, apresentou a maior rejeição dos entrevistados: 56% o conhecem e não votariam nele. E Eduardo Bolsonaro registrou a segunda maior taxa de rejeição, de 55%. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (49%) apresentou menos rejeição do que Gusttavo Lima (50%).
A menor taxa de rejeição foi do governador Ronaldo Caiado, de 21%. Ele também teve a menor taxa de intenção de voto entre os que o conhecem, de 11%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, e ouviu presencialmente 4.500 brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de um ponto percentual.