O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito neste sábado (1°), como o novo presidente da Câmara com 444 votos. Ele comandará a Casa pelos próximos dois anos. O deputado recebeu o endosso formal de quase todos os partidos da Casa, com exceção do PSOL e do Novo que lançaram candidatos próprios. Na disputa, o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) recebeu 31 votos e o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) teve 22 votos.
O bloco formado na manhã deste sábado para apoiar a candidatura de Motta e indicar representantes para os demais cargos da Mesa é formado por: Republicanos, MDB, PT, PSD, União, Podemos, PP, PL, PDT, PSDB-Cidadania, Avante, PSB, Solidariedade e PRD.
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito, neste sábado (1°), o novo presidente do Senado pelos próximos dois anos com 73 votos. Também disputaram o cargo os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), com 4 votos, e Marcos Pontes (PL-SP), com 4 votos. Alcolumbre teve o apoio formal de todos os partidos da Casa, com exceção do Novo e do PSDB.
O Senado também elegeu o 1º vice-presidente: Eduardo Gomes (PL-TO), o 2º vice-presidente: Humberto Costa (PT-PE), a 1ª secretaria: Daniella Ribeiro (PSD-PB), a 2ª secretaria: Confúcio Moura (MDB-RO), a 3ª secretaria: Ana Paula Lobato (PDT-MA) e a 4ª secretaria: Laércio Oliveira (PP-SE)
Os suplentes são: Chico Rodrigues (PSB-RR), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Styvenson Valentim (PSDB-RN) e Soraya Thronicke (Podemos-MS).