O Pix por aproximação começa a para todos os bancos e demais instituições financeiras até fevereiro de 2025. No Pix por aproximação, não será necessário escanear QRCodes ou mesmo inserir chaves como números de telefone, CNPJ, CPF e outros. Mesmo com esse prazo, o Banco do Berasil, o Itaú, C6 Bank e PicPay já anteciparam a novidade. Os celulares já são o principal canal para pagamentos por aproximação no Brasil. Em 2023, eles responderam por 82% na quantidade de transações realizadas, segundo o Banco Central.
O pagamento por aproximação também é muito comum para quem usa cartão físico. O percentual de transações por aproximação com cartão de crédito passou de 23,1% em 2022 para 31,1% em 2023. No caso da função débito, as transações por aproximação saltaram de 24,4% para 35,2%, respectivamente em 2022 e 2023.
Para usar o Pix por aproximação é necessário ter um smartphone Android com NFC e uma conta bancária vinculada ao Google Pay. Você pode verificar e ativar o NFC nas configurações do seu smartphone.