O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, 81 anos, confirmou presença na Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, entre 17 e 19 de novembro. O norte-americano que encerra seu mandato no dia 20 de janeiro de 2025, também comunicou ao presidente Lula da Silva (PT), que vai visitar a Amazônia. Essa será a primeira viagem de um chefe de Estado dos EUA em exercício a região.
Durante a conversa com Lula, Biden parabenizou o Brasil pelos progressos do governo no combate à pobreza e à fome e desejou melhoras ao presidente brasileiro, que feriu a cabeça num acidente doméstico no mês passado.
Também destacaram a convergência de prioridades entre os dois governos para a promoção da transição energética. "Biden enalteceu a importância do Brasil para a preservação das florestas tropicais e para o combate à mudança do clima", afirmou o Palácio do Planalto, em nota.
Os dois também enfatizaram a importância da iniciativa bilateral pela promoção do trabalho decente no mundo — a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores.
O presidente dos EUA também irá à Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru.