Busca:

  Notícia
 
Trabalho infantil no Brasil atinge 1,6 milhão de crianças e adolescentes

Cerca de 1,6 milhão de crianças e adolescentes entre de 5 e 17 anos ainda vivem em situação de trabalho infantil no Brasil. Número recuou de 4,9% para 4,2% em 2023, de acordo com a pesquisa, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o menor patamar desde 2016, quando foi iniciada a coleta de dados sobre o assunto. Naquele ano, o percentual era de 5,2%.


Pretos e pardos são 65,2% da população em situação de trabalho infantil, enquanto correspondem a 59,3% do total da faixa etária. Os brancos, 39,9% do grupo de idade, são 33,8% dos trabalhadores. Jovens do sexo masculino correspondem a 63,8% dos trabalhadores infantis, enquanto representam 51,2% do total da faixa etária.


De acordo com a pesquisa, uma em cada cinco crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil trabalhavam 40 horas ou mais por semana. Os dados também ressaltam os impactos do trabalho infantil na educação. Enquanto 97,5% da população de 5 a 17 anos de idade eram estudantes, a taxa caiu para 88,4% entre os trabalhadores infantis.


A pesquisa também aponta o número de jovens que exercem as piores formas de trabalho infantil no país. São atividades descritas na Lista TIP, do governo federal, que envolvem risco de acidentes ou são prejudiciais à saúde. Em 2023, o Brasil tinha 586 mil crianças e adolescentes nesta condição.


Ainda segundo o IBGE, o rendimento médio mensal de crianças e adolescentes em trabalho infantil foi de R$ 771. No caso de pretos e pardos, o valor é ainda menor.  Quase metade dos menores em situação de trabalho infantil no Brasil atuam no comércio ou na reparação de veículos (26,7%) e em atividades como agricultura, pesca e pecuária (21,6%). Outros serviços comuns são relacionados a alojamento e alimentação (12,6%), na indústria (11%) e domésticos (6,5%).


Na Bahia dos 14,8 milhões de  habitantes, 2,9 milhões estão com idade entre 5 e 17 anos. Desse total cerca de  181 mil estão em situação de trabalho infantil. Números de 2019 representa 6,23% em relação a população nessa faixa de idade no estado. Desse total, 79,37%, o que representa quase 144 mil jovens, são negros. Já a população branca nessa idade que trabalha  é de pouco mais de 37 mil (20,63%). 

Mais Notícias

Flavio aparece na frente de Caetano mas em empate técnico
Bahia descobre sítio arqueológico na região de Tucano
Coluna Camaçarico 21 de outubro 2024
Preço do café moído acumula alta de 24,93% entre janeiro e setembro
Presidente sofre acidente no palácio e suspende viagem à Rússia
Brasil já soma 15,7 milhões de microempreendedores individuais
Governo proíbe uso do cartão do Bolsa Família em jogos online
Trabalho infantil no Brasil atinge 1,6 milhão de crianças e adolescentes
Adelmo Borges no Colunistas: A disputa final entre PT e União
Waldeck Ornélas no Colunistas: A Ferrovia Centro Atlântica


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL