Palanque A coligação encabeçada pela candidata a prefeita pelo PT, a advogada Ivoneide Caetano, é a que tem o maior tempo na Propaganda Eleitoral no rádio, com pouco mais de 8 minutos diários. Em seguida aparece a coligação do atual prefeito e candidato a reeleição, Antonio Elinaldo (Democratas), com 6 minutos.
Palanque 2 Já os demais candidatos aparecem com menos de 2 minutos nos dois horários: das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. O candidato do PL, Antonio Carlos Soares soma 90 segundos, seguido pelo vereador pedetista Oziel Araújo (80 segundos). Lista segue com o Solidariedade de Francisco Irmão (44 segundos), PSOL de Sócrates Magno (38 segundos), Avante de Pedrinho de Pedrão (30 segundos), e o PV de Josué Marinho (24 segundos).
Palanque 3 As candidaturas de André Pegova (PMN), Heckel Pedreira (Rede), Rinaldo Chaveiro (DC) não possuem tempo na grade da majoritária. Participação é calculada com base no número de deputados no Congresso. No ar desde o dia 9, até o dia 12 de novembro, a propaganda acontece apenas no rádio, já que Camaçari não tem TV.
Palanque 4 Vantagem da coligação da petista se repete no número de inserções de 30 segundos, distribuídas durante a programação das emissoras Líder FM (96.5) e Sucesso FM (93.1), já que as demais emissoras são comunitárias, portanto fora da obrigatoriedade de divulgação da Propaganda Eleitoral.
Peleja Continua rendendo a disputa jurídica entre as coligações do atual prefeito e candidato a reeleição, e a sua principal adversária. Depois de ser acusado em Live de Ivoneide Caetano (PT), Antonio Elinaldo (Democratas) entrou com pedido de Direito de Resposta, na Justiça Eleitoral de Camaçari, como publicou o Camaçari Agora (Confira). Mas, a guerra de liminares avançou e a petista conseguiu, no mesmo dia, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma liminar suspendendo a decisão da 170ª Vara Eleitoral (Confira).
Peleja 2 Em novo movimento, a Justiça de Camaçari restabelece o direito de Elinaldo. Novamente o seu desejo de responder na Live de Ivoneide é suspenso por nova medida cautelar no TRE. Agora é aguardar a decisão colegiada do pleno da justiça estadual, quando mais de um juiz vota o caso. Tema, que pode até subir para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abre a discussão sobre reconhecimento ou não das redes sociais e, em especial, as Lives, como programa e propaganda eleitoral.
Dor e delícia Provavelmente nesta quinta-feira (15), a exatos 31 dias das eleições de novembro, será divulgada mais uma pesquisa sobre a sucessão municipal em Camaçari. Realizado pela P&A Pesquisa e Análise Social e Econômica LTDA, levantamento realizado em parceria com o site Política Livre, ouviu 400 eleitores da sede, Orla e Zona Rural do município, entre os dias 9 e 10.
Dor e delícia 2 Na última pesquisa realizada pelo mesmo instituto, em meados de setembro, o atual prefeito e candidato a reeleição, Antonio Elinaldo (Democratas) aparecia com uma frente, na pergunta estimulada, de quase 33 pontos percentuais sobre a advogada Ivoneide Caetano (PT). Já na espontânea, Elinaldo registrava uma vantagem de 19 pontos percentuais. Até os números definitivos do TSE, na noite do dia 15, é aguardar essa e outras pesquisas com seus respectivos festejos e lamentos.
Custos legis Continua sem resposta por parte da Subseção da OAB de Camaçari, a carta em que o servidor do SAC, Diego Copque, cobra da entidade uma atitude contra o comportamento antiprofissional e desrespeitoso do advogado Paulo Sérgio Pedreira (OAB-64515). No documento, entregue no último dia 1º, e também publicado na imprensa e nas redes sociais (Confira), o servidor que é conhecido no município pelo seu trabalho como historiador e pesquisador, relata a agressão e pede providência à OAB.
Custos legis 2 Na carta à entidade presidida no município pelo advogado Paulo Alberto Carneiro da Costa Filho, o servidor lembra que o comportamento do advogado não foi o primeiro caso. Outros profissionais com OAB também chegam querendo prioridade e até benefícios que estão fora do abrigo da Lei.
Registros O colunista do Camaçari Agora, Adelmo Borges, é o entrevistado da série “Contraponto – Falando de política” desta quinta-feira (15). Na Live no Instagram @joaoleitefilho01, a partir das 21h, Adelmo vai falar de sucessão municipal, campanha, gestão e as movimentações das peças nos próximos 30 dias no tabuleiro da política de Camaçari.
Registros 2 Além do Instagram @joaoleitefilho01, as entrevistas do “Contraponto” e da série “Camaçari 360º”, com políticos, pesquisadores e personalidades podem ser acessadas no You Tube João Leite Filho.
Confira todas as Colunas acessando o link http://www.camacariagora.com.br/camacari.php
João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)
14/10/2020