Busca:






Cleiton Pereira


(Re)inovação na Câmara de Vereadores: é disso que precisamos!



Apesar da população ter cumprido com um papel fundamental na renovação das figuras responsáveis pelo Legislativo Municipal em Camaçari, os vereadores eleitos e os reeleitos, precisam ir além da idéia de renovação, partindo verdadeiramente para o campo prático da INOVAÇÃO LEGISLATIVA. Pois, apenas trocar as pessoas e manterem os hábitos, discursos e práticas, nada mais é do que “tomar banho e vestir roupa suja”. 


Ir além do senso comum. Pensar e apresentar algo novo. Estudar e avaliar benefícios a médio e longo prazo. Chega de pedir na maior parte do tempo quebra-molas e tapa-buracos. Esse modelo de atuação é falido e demonstra a falência de vários mandatários expurgados da Câmara de Vereadores nesta eleição. Precisamos de vereadores com olhar diferenciado. E, na prática, só poderemos saber quem é realmente diferente a partir de janeiro de 2021. Pois, dizer que é do povo, da renovação, da saúde, do social, etc... muitos já disseram antes e também foram eleitos, decepcionando grande parte do eleitorado que acreditou. 


A hora de mostrar serviço é agora! Aproveitem. Façam valer a pena os votos que receberam e mereçam também a simpatia, respeito e confiança de outros cidadãos que tiveram outros candidatos, mas que passarão a se sentir representado por você(s) por conta de um mandato INOVADOR. 


Como? Alguns de imediato se questionarão sobre a existência de algo fácil a fazer ou de uma fórmula mágica. Antecipo que não existe soluções fáceis. Bem como que não terão fácil aceitação dos demais pares da Casa Legislativa, por mera vaidade política. Afinal, a proposta boa demais, normalmente, é barrada por “forças ocultas” em decorrência de poder favorecer politicamente aquele político o qual não exista interesse de fortalecimento desse ou aquele grupo. Mas me ouso a sugerir alguns tópicos... 


A Segurança Pública, tão sensível em nossa cidade, que desponta entre as 10 mais violentas do país, segundo dados oficiais do governo, deverá ter um olhar especial pela gestão municipal, se esta quiser melhorar seus índices educacionais. Isso se dá em razão de que o tráfico que favorece a violência, as mortes e crimes na cidade é o mesmo alicia, vicia crianças, adolescentes e jovens nas periferias, aumentando a evasão escolar (abandono da escola) e baixando a produtividade de alunos. Além de amedrontar professores e demais profissionais das unidades escolares. Assim, chamar parte da responsabilidade para si, criando uma Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social é ferramenta válida, testada em outros municípios brasileiros e que deram bons resultados, com efeito cascata na melhoria de vários serviços para a população. Uma Guarda Civil Municipal com rondas, pontos fixos em escolas, praças, parques e praias é garantir a presença do poder público de modo preventivo, atraindo de possibilitando a presença da comunidade aos locais públicos com tranquilidade. 


O Transporte Público, que em um resumo raso é avaliado em valor da tarifa e a lotação, deve ter uma atenção especial. A falência do sistema público de transporte é um caminho altamente perigoso, que amplia desigualdades e deixa a camada mais vulnerável ainda mais pobres. Apesar de “suavizado” por maus políticos e o grupo favorecido pela ilegalidade, o transporte clandestino não é benéfico. Ele não tem NENHUM controle de frequência, regularidade, quantidade e preço por parte do poder público. Ou seja, enquanto ele compete com o transporte regular ele vende a falsa sensação de que funciona melhor, pois o clandestino tem que ter algum atrativo para chamar seu público.


Porém, depois que ele destruir o sistema público de transporte definitivamente, aí ele mostrará sua verdadeira face da ganância, aumentando os valores cobrados nas viagens, coagindo os operadores com taxas de inserção na organização clandestina e ampliando território para explorar outros serviços clandestinos.


Enfim, de modo algum vereador deve defender a clandestinidade. Regulamentar o que pode ser regulamentado e combater o que deve ser combatido. A melhoria do transporte público é via LICITAÇÃO PÚBLICA, a partir da criação de um PLANO (PMMU) e um FUNDO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA (FMMU). Dar celeridade, tirando do discurso, entrando na prática essa ideia é o diferencial esperado dos novos vereadores. 


Renovar é bom. Mas INOVAR é muuuuuuuuuiiiito melhor! E para cidade crescer de modo sustentável, acessível, justo e seguro é preciso muito mais do que discursos populistas e populares. É necessária qualidade legislativa dos representantes eleitos, em seus gabinetes e seus grupos políticos, com coragem e determinação para comprar a briga e fazer o enfrentamento. O que não será fácil. Porém, muito gratificante a cada conquista e avanço neste sentido. Algo para qualquer um se orgulhar, dentro e fora do mandato. 


Cleiton Pereira cleitonmpe@hotmail.com é chefe de gabinete e servidor de carreira da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT), consultor de trânsito e transporte e ex-presidente da Juventude do Partido Democratas de Camaçari.


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor


 
Últimas Publicações

Eleição 2018 vs Eleição 2020
Camaçari e suas novas velhas práticas
Camaçari está avando 30 anos em apemas 3 anos da gestão Elinaldo
Reflexão para gestão e a eleição
A verdade “nua e crua” sobre o novo decreto de armas
O falido sistema de transporte público de Camaçari
“Feminicídio político” em Camaçari
Camaçari nos trilhos do futuro
O coronavírus é a ressaca do Carnaval 2020 do Brasil
O Covid-19 é uma ´gripezinha` perto do perigo que são os nossos políticos
(Re)inovação na Câmara de Vereadores: é disso que precisamos!
O perigo das investigações judiciais ´Fakes` e seus reais interesses


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2021 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL