Busca:






Cleiton Pereira


"Água e Óleo: DEM X PT"



Na última segunda-feira (14/12/2014) o Democratas demonstrou em Camaçari, que não se mistura com o PT, mesmo quando alguns vêem como positivo certa aliança. Como foi o caso, de uma premeditada chapa mista, composta por um vereador do PT e outro do Democratas, para compor a mesa da Câmara de Vereadores de Camaçari - CMC para o biênio legislativo 2015-2016.

Ao que parecia, alguns figurões da política camaçariense, acreditavam e já davam como certa, a composição de chapa única, tendo como presidente o vereador do PT Marcelino e o vereador do Democratas J. Borges, para concorrer e conduzir o legislativo municipal. Entretanto, ao perceber a manobra política de lideranças do PT e sua base aliada, na tentativa de cooptar edis oposicionistas, a militância do DEM, liderada pela Juventude Democratas - JDEM, fez valer-se do poder deliberativo democrático, prezando pelos princípios e valores partidários, reconhecidos pela população em razão de seu papel como verdadeira oposição ao PT na cidade, no estado e no país. Onde, tal "aliança" destonaria com seus principais propósitos e projetos.

Por melhor das hipóteses e intenções, a composição de uma mesa mista representaria a diminuição do prestígio popular do vereador e 1° suplente a deputado estadual Elinaldo Araújo (DEM), junto à população, lideranças e militantes da oposição, que vêem solidamente seu nome como o candidato natural do povo, para concorrer a cadeira de prefeito em 2016. Seria racional trocar uma vice-presidência do legislativo municipal pela oportunidade de administrar e transformar Camaçari? Somente para o PT e aliados, que já visionavam os ataques ao partido de oposição, desqualificando, principalmente, sua liderança mor, rotulando-o com vários adjetivos pejorativos, incluindo a de "vendido", caso se confirmasse a chapa mista. Porém, a voz altiva da militância interviu e impediu o equívoco, deliberado unilateralmente , sem ouvir a base antes. Mas, diferentemente como ocorre no PT, onde são dadas ordens ilegítimas por uns, e a subserviência cala a militância e lideranças, o Democratas, através de seu presidente Hélder Almeida e os demais vereadores, garantiram a liberdade de expressão e o poder de deliberação dos membros partidários e da base oposicionista, criando uma chapa honrosa, encabeçada pelo vereador João da Galinha (PRTB) e como vice o próprio J. Borges.

A derrota era evidente, em razão do governo ter maioria entre os edis. Mas, como disse a ex- candidata Marina Silva (PSB-REDE) na campanha de 2014: "prefiro perder ganhando, do que ganhar perdendo.", resume bem a votação da mesa. O Democratas saiu maior com seu posicionamento firme de oposição ao PT, deixando claro que não existe possibilidade de aliança a este, tanto agora, quanto em 2016, etc...

Se unir com o PT significa retroceder, destruindo sonhos e esperanças de dias melhores para população, e acima de tudo, jogar no lixo a dignidade daqueles que dedicam e colaboram para a concretização de um projeto político e de gestão eficiente no município responsável pela 36a maior arrecadação do país.

Portanto, quem perdeu com essa votação simbólica, com efeito surpresa aos 48 do segundo tempo foi o PT. Que entrou em campo, driblou, fez firula, chutou no gol, mas viu uma linda defesa do time adversário. Agora, cabe ao DEM corrigir as falhas, melhorar o time e se preparar para as próximas partidas.

Cleiton S. Pereira cleitonmpe@hotmail.com
servidor público de carreira, militante e vice-presidente da JDEM

 
Últimas Publicações

Mobilidade em Camaçari? Quando? Onde?
Falta de educação e mortes no trânsito: de quem é a culpa?
Reduzir para acalmar: O que melhora no Transporte Público Coletivo?
Prefeitura descumpre TAC do Transporte Público e insiste na mentira!
Arrecadação de multas é prioridade!?
Projetos, Verbas, promessas... ACM NETO e ADEMAR: Quem avança e quem parou!
Quem fiscaliza a STT?
STT sem 'competência' para multar!
Greve na STT e seus culpados
Funcionalismo público falido
Os principais de Camaçari: Bira, Elinaldo, Luiza e Tude
Cadê o asfalto de Camaçari, que hoje é só buraco e remendo?
Novos trilhos para Camaçari ser uma só
"Água e Óleo: DEM X PT"
O Partido Verde está 'desmatando' Camaçari
Seja bem-vindo, comandante
'Lei Seca' começa a valer em Camaçari...
O pior inimigo de Elinaldo
A Decadência Petista, também em Camaçari
O "protesto" na quinta-feira e o PT


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2018 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL