Busca:






Cleiton Pereira


Cadê o asfalto de Camaçari, que hoje é só buraco e remendo?



Mesmo em período de Copa do Mundo no Brasil, mesmo Camaçari sendo parte da região metropolitana em uma Sede dos jogos; Mesmo Camaçari sendo a 36° maior arrecadação do país, a cidade ficou de fora dos investimentos e obras para Mobilidade Urbana. Seria falta de interesse econômico dessa cidade industrial, ou falta de articulação política entre o atual Prefeito Ademar (PT), dos dois deputados estaduais daqui (Bira Corôa e Luiza Maia - PT), do governador Jaques Wagner (PT) e a presidentE (Dilma Rousseff), que não fazem jus as propagandas eleitorais, em que vendem o voto casado?


Camaçari vive um de seus piores momentos não somente na saúde, educação e segurança pública, como também, na infraestrutura viária. Toda cidade, desde o Centro urbano, até os bairros mais periféricos, sofrem com as péssimas condições do asfalto. São buracos e remendos nas avenidas e ruas, que não somente dificultam a circulação de veículos, como eleva os custos com manutenção e combustível dos veículos. Um exemplo prático desse descaso é a região próxima ao cemitério da Gleba C, passando pelas escolas Luis Rogério e José Alan, em sentido a Gleba E. A anos que aquela área não vê um centímetro de asfalto. Não existe a revitalização dos entornos e nem o recapeamento necessário para via.
Essa realidade não se limita exclusivamente as comunidade que se deslocam por ali diariamente. As Avenidas do Centro, a exemplo da Avenida Concêntrica, estão esburacadas, sem sinalização clara, que possibilite o entendimento popular, encontrando-se entretanto com bonecos, placas e plantas colocadas por moradores, para evitar acidentes.


Vale lembrar, que no fim do mandato do ex-prefeito Caetano (PT), este tomou um empréstimo de R$50 MILHÕES que seriam destinados a obras de mobilidade. Esse empréstimo foi aprovado pela bancada do governo, tendo somente os votos dos vereadores da oposição (Jorge Curvelo e Elinaldo - DEMOCRATAS) contra o empréstimo, pois acreditavam que este não teria o seu devido uso. Infelizmente, o dinheiro chegou na conta de prefeitura e até a presente data não sabemos como foi investido (se foi...).


Enquanto esse descaso permanece, a população sofre amargamente com os transtornos causados por esta deficiência crônica no sistema viário de Camaçari, frente a gestão incompetente a frente dos órgãos responsáveis, que priorizam a multa aos condutores, mas não dão retorno dos valores arrecadados em obras, serviços e conscientização. Ciclistas, motoristas, passageiros de carros e ônibus, com a trepidação, molas quebradas, e outros prejuízos.


Como pode uma cidade como Camaçari, com uma área central pavimentada pequena, que não vê mais os "banhos de asfalto" que estimulam visita de pessoas de cidades vizinhas por que tinha facilidade e conforto nos deslocamentos, ser vítima do abandono de suas ruas, atingindo comerciantes, moradores e turistas? A situação na orla é ainda pior, por ser vista pelo poder público municipal como uma outra localidade, "quase" não pertencente à Camaçari.


Esperamos que tal situação mude, pelo menos de modo razoável. Já que o prefeito não canta: " [...] se essa rua, se essa rua fosse minha... eu mandava, eu mandava ela brilhar... [...]". Que o prefeito cante então: " [...] se essa rua, se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ASFALTAR [...]". Fica a dica ao Prefeito e ao Superintendente de Trânsito. 


Cleiton S.  Pereira cleitonmpe@hotmail.com  é  especializando em Gestão de Transportes e Trânsito pela UFBA, diretor da Sociedade Educativa Águias do Trânsito e  ex-agente de Trânsito da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari - STT


 


 
Últimas Publicações

Mobilidade em Camaçari? Quando? Onde?
Falta de educação e mortes no trânsito: de quem é a culpa?
Reduzir para acalmar: O que melhora no Transporte Público Coletivo?
Prefeitura descumpre TAC do Transporte Público e insiste na mentira!
Arrecadação de multas é prioridade!?
Projetos, Verbas, promessas... ACM NETO e ADEMAR: Quem avança e quem parou!
Quem fiscaliza a STT?
STT sem 'competência' para multar!
Greve na STT e seus culpados
Funcionalismo público falido
Os principais de Camaçari: Bira, Elinaldo, Luiza e Tude
Cadê o asfalto de Camaçari, que hoje é só buraco e remendo?
Novos trilhos para Camaçari ser uma só
"Água e Óleo: DEM X PT"
O Partido Verde está 'desmatando' Camaçari
Seja bem-vindo, comandante
'Lei Seca' começa a valer em Camaçari...
O pior inimigo de Elinaldo
A Decadência Petista, também em Camaçari
O "protesto" na quinta-feira e o PT


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2018 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL