Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 6 de outubro 2020


Horizontes Assim como no Rádio, na TV, no impresso, e em outros veículos e meios de divulgação, os candidatos ao pleito do dia 15 de novembro só podem falar o que consegue provar. Essa regra não pode ser diferente nas Lives, a grande novidade nesses tempos de política pandêmica.


Horizontes 2 Essa é a tese defendida pela coligação encabeçada pelo atual prefeito de Camaçari, e candidato a reeleição, Antonio Elinaldo (Democratas). Jurídico da coligação entrou nesta terça-feira (6) com inédito pedido de “Direito de resposta” para contestar manifestação feita durante fala “ao vivo” da candidata do PT, a advogada Ivoneide Caetano, transmitida no domingo (4), pela sua página no Facebook.


Horizontes 3 De acordo com o pedido protocolado na 170ª Zona Eleitoral, que o Camaçarico teve acesso, a petista disse durante a Live, transmitida e disponível na sua página no Facebook, que o governo do demista Elinaldo mantém apenas uma UPA em funcionamento na sede, e que descuida com os postos de saúde do município, que segundo ela não funcionam. Ainda de acordo com a petista, até a ajuda que o município dava para a manutenção do Hospital Geral de Camaçari (HGC) foi retirada pelo atual gestor.


Horizontes 4 Pedido, que  classifica as informações apresentadas pela candidata petista como "inverídicas, ofensivas e difamatórias", também solicita da Justiça Eleitoral a imediata retirada da postagem. Com base na Legislação Eleitoral que define “Direito de resposta”, a coligação do alcaide Elinaldo também pede que a manifestação de defesa do demista seja postada na página da candidata pelo dobro de tempo da fala de Ivoneide, e pelo mesmo número de dias que a postagem permaneceu sendo visualizada nas redes sociais.


Vigilância Por falar em Legislação, Camaçari segue longe do cumprimento da Lei. Nesse ano, mesmo com a pandemia da Codid-19 e as suas restrições impostas pelas autoridades médicas, a disputa envolvendo a base, vereador e prefeito, acirra os ânimos e compromete qualquer regra.  


Vigilância 2 Manifestações de candidatos de todos os partidos, cores e tamanhos com aglomeração, guardando, é claro, o oxigênio financeiro das coligações, virou marca na disputa deste ano.  


Vigilância 3 Uma dessas marcas é sistema de som de apoio dos candidatos que mistura sem controle o paredão, o carro de som, o mini-trio e o trio, definidos pela legislação para ambientes específicos. Em comum a todos esses engenhos é o limite máximo de propagação de som a até 80 decibéis.


Vigilância 4 Fazer cumprir a Lei, corrigir os excessos e punir, até com perda do mandato, quem desrespeitar a legislação. Essa é a missão dos juízes André Souza Dantas Vieira,  da 170ª Zona Eleitoral; e Bianca Gomes da Silva, da 171ª Zona Eleitoral. Completam o quadro de fiscalização do processo eleitoral em Camaçari os representantes do Ministério Público Eleitoral, os promotores Everardo Yunes e Virginia Ribeiro Manzini Libertador.


Vigilância 5 O período eleitoral também sempre foi bom para quem gosta de uma obra, um serviço, ou ação irregular. Com a certeza das vistas grossas dos políticos, de olho apenas no que pode render voto, a cidade avança na desordem urbana. Basta uma volta pela cidade para confirmar o grande número de puxadinhos  e reformas  que a secretaria de desenvolvimento urbano (Sedur) não consegue enxergar e fazer cumprir a lei.


Alerta  Depois da trapalhada manifestação de uma apoiadora do candidato à reeleição, vereador Jorge Curvelo (Democratas), os marqueteiros de todas as coligações precisam elaborar com urgência um manual de modos de atuação nas redes sociais, de forma a não fazer gol contra, comprometer a imagem do candidato, e até praticar crime eleitoral.


Alerta 2 Provavelmente desconectada do quadro eleitoral camaçariense e do mote contra os ´forasteiros`, usado pela oposição, a jovem festeja dando um belo e sonoro “Bom dia” e segue lembrando que o “Domingão”, e que está “indo para Camaçari” para a “carreata do nosso vereador...” .


Alerta 3 Chama a atenção o discurso de boa parte dessa mesma oposição, que num passado não muito distante, quando foi poder, promoveu a mesma importação desses quadros. Independente de morar ou não na cidade, esses ´colaboradores`, pagos pelos cofres do município, seguem desconectados com a realidade local e sem compromisso com a coisa pública.


Registros O advogado Sávio Mahmed  é o entrevistado da série  “Contraponto – Falando de política” nesta próxima quinta-feira (8). Na Live no Instagram @joaoleitefilho01, a partir das 21h, o especialista em Direito Eleitoral vai falar sobre mudanças e impactos da legislação nas redes sociais, e suas particularidades com a novo normal da pandemia.


Registros 2 Além do Instagram @joaoleitefilho01, as entrevistas  do “Contraponto” e da série “Camaçari 360º”, com políticos, pesquisadores e personalidades podem ser acessadas no You Tube João Leite Filho.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


6/10/2020

Mais Notícias

Chico Ribeiro Neto no Colunistas: Meu avô, o relógio e o celular
Maioria das estradas não oferece segurança satisfatória
Pesquisa confirma o forte preconceito racial entre a população brasileira
Operação da PF investiga tentativa de golpe no final e 2022
Apenas 6% dos professores universitários baianos são pretos
Coluna Camaçarico 18 de novembro 2024
Brasil fecha outubro com aumento do número de inadimplentes
Supremo deve manter prisão de Robinho por estupro na Itália
Lula critica Janja por xingar o bilionário Elon Musk
Adelmo Borges no Colunistas: Camaçari do sonho à realidade


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL