Busca:

  Notícia
 
Pesquisa confirma o forte preconceito racial entre a população brasileira

Levantamento do Instituto Locomotiva revela que cerca de 70% das pessoas negras já passaram por algum constrangimento por causa de preconceito ou discriminação racial. A pesquisa também constata que  36% dos negros já deixaram de pedir informações à polícia nas ruas. Estudo mostra, que também por temor, 39% das pessoas negras declararam que não correm para pegar transporte coletivo com medo de serem interpeladas. 


O estudo mostra que  73% dos negros entrevistados afirmaram que cenas vivenciadas de preconceitos e discriminação afetam a saúde mental. Do total de pessoas entrevistadas, 68% afirmaram conhecer alguém que já sofreu constrangimento por ser negro. Entre os brancos, 36% admitem a possibilidade de terem sido preconceituosas contra negros, ainda que sem intenção.


O constrangimento se amplia até na relação  comercial.  Quase metade dos entrevistados (46%) deixa de entrar em lojas de marca para evitar embaraços. O mesmo aconteceu com 36% que não pediram ajuda a vendedores ou atendentes, com 32% que preferiram não ir a agências bancárias e com 31% que deixaram de ir a supermercados.


A população negra e parda  do Brasil representa 55,5%  dos 212,6 milhões  de habitantes, o equivalente a 112,7 milhões de pessoas. Ainda de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 20,6 milhões (10,2%) se autodeclaram “pretos” e 92,1 milhões (45,3%), “pardos”.


A pesquisa foi realizada em parceria com a plataforma QuestionPro, entre os dias 4 e 13 de novembro, com 1.185 pessoas com 18 anos ou mais.

Mais Notícias

Chico Ribeiro Neto no Colunistas: Meu avô, o relógio e o celular
Maioria das estradas não oferece segurança satisfatória
Pesquisa confirma o forte preconceito racial entre a população brasileira
Operação da PF investiga tentativa de golpe no final e 2022
Apenas 6% dos professores universitários baianos são pretos
Coluna Camaçarico 18 de novembro 2024
Brasil fecha outubro com aumento do número de inadimplentes
Supremo deve manter prisão de Robinho por estupro na Itália
Lula critica Janja por xingar o bilionário Elon Musk
Adelmo Borges no Colunistas: Camaçari do sonho à realidade


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL