Apesar das eleições só acontececem em julho, o Processo de Eleições Diretas do PT (PED), em Camaçari, já está encaminhado e terá o nome do vereador Kaique Ara como o escolhido para presidir o diretório municipal nos próximos 4 anos. O Camaçari Agora apurou que o vereador em primeiro mandato foi o nome de consenso, com amplo apoio na militância e na cúpula partidária.
Segundo a atual presidente municiapl, a professora Jaqueline Andrade, que não vai disputar a reeleição, Kaique surgiu como um "nome de pactuação, pois conhece a estrutura interna do partido, dialoga com os movimentos sociais e também fora da bolha partidária”. Outros dois petistas, também da corrente Movimento PT (MPT), o atual vice-presidente municipal, o sindicalista Josué Pereira; e a dirigente nacional Ellen Borges, lançaram pré-candidaturas mas desistiram.
O PED do PT é o principal instrumento de organização da direção partidária, onde qualquer filiado pode votar e ser votado. A expectatica é de que dos mais de 6 mil filiados em Camaçari, cerca de 4 mil devem votar nas eleições de 6 de julho. Votação também escolhe as direções estadual e nacional.