Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 16 de julho de 2019


Sinais   Apesar do salamaleque de parte da mídia, festejando a liderança do alcaide Antonio Elinaldo, em pesquisa sobre a sucessão municipal de 2020, os números anunciados na segunda-feira (15) não mostram nenhum conforto para o atual gestor. Com vantagem de 10 pontos percentuais sobre a esposa do ex-prefeito Luiz Caetano (PT) e sua principal concorrente, o demista aparece com 28,1%, enquanto a até bem pouco tempo desconhecida Ivoneide Caetano soma 17,9% de apoios na pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Perfil, que a Coluna teve acesso.  


Sinais  2  Crescimento da doutora Ivoneide, que já soma 2 dígitos em pouco mais de 4 meses de campanha, como mostrou a Coluna em março (Confira), mostra que Caetano está conseguindo transferir seu capital político para a esposa, afastando inclusive nomes tradicionais do seu partido. O vereador e ex-candidato a deputado estadual, Jackson Josué, aparece na mesma pesquisa com apenas 2,4%, enquanto os colegas de Legislativo e legenda, Téo Ribeiro e Marcelino  aparecem respectivamente com 1,0% e 0,9%. Outro da base oposicionista, o ex-candidato na disputa de 2012, Maurício Bacelar (Podemos) aparece com 1,8%. 


Sinais  3  Números não apenas reforçam a liderança de Caetano e ampliam seu já grande cacife dentro do partido e na base aliada. Também sinalizam que a disputa do próximo ano será entre DEM e PT. Essa polarização entre Elinaldo e Caetano fica clara com a diferença de 5 pontos percentuais na pesquisa espontânea. Quando o eleitor cita o nome do seu candidato sem interferência do entrevistador, Elinado soma 16,3% e Caetano pontua com 11,2%. 


Sinais 4 Mesmo com vantagem em todos os cenários, e aparecendo como o favorito, se as eleições fossem hoje, o alcaide Elinaldo não consegue manter a popularidade que o elegeu em 2016. Exibe números abaixo do imaginado para uma gestão com 2 anos e meio e um volume considerado bom de obras, gastos com publicidade, mas baixíssimos percentuais de reconhecimento. 


Sinais 5  O crescimento da esposa do ex-prefeito e deputado federal Caetano, condenado com base na Lei da Ficha Limpa e fora do páreo por decisão da Justiça Eleitoral, tem terreno fértil na baixa aprovação da gestão Elinaldo. Ainda segundo a pesquisa, 56,8% reprovam a gestão do demista, enquanto 38,2% aprovam, e outros 5,9% não sabem ou não responderam. 


Sinais 6  O levantamento realizado no dia 4 de julho com 449  eleitores da sede, orla e zona rural também mostra que as mulheres, maioria do eleitorado de Camaçari, são as grandes insatisfeitas com a gestão do alcaide. Nesse público, seu grau de desconfiança chega a 70%, enquanto que entre o eleitorado masculino o quesito “não confia” é de 58,9%. 


Sinais 7 Também aparecem citados no levantamento na estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista de nomes para escolher, o ex-prefeito e atual vice-prefeito José Tude (DEM), com 8,9% e o candidato do PP, Fábio Lima (6,6%). Outros 20% hoje votariam em branco ou anulariam seu voto, enquanto 12,4% se mostram indecisos. 


Sinais  8  Números anunciados nesta semana confirmam o desconforto do eleitorado de Camaçari com a gestão Elinaldo, medidos pelo próprio governo. O Camaçarico mostrou em maio que a situação estava mais para alerta do que bálsamo (Confira). A um ano e 2 meses das eleições de outubro de 2020 o alcaide Elinaldo precisa ajustar seu governo e correr para reverter essa tendência de queda causada pelo descrédito do eleitor, frustrado na sua expectativa de um gestor eficiente e comprometido com as mudanças que a gestão municipal exigem.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


16/7/2019

Mais Notícias

Presidente da Alba cobra mais habilidade na questão Amazônia
Camaçarico 23 de agosto 2019
Quase 10 mil farão domingo as provas do Encceja em Camaçari
Gratidão
Nasa diz que desmatamento na Amazônia aumenta com queimada
Roberto Carlos é o deputado campeão de faltas às sessões
Bolsonaro critica Macron por chamar a Amazônia de `nossa´
Frase do Dia
Camaçari avança para a semifinal do Baiano de Futebol 7 Série A
Genro de Emílio Odebrecht também enviou dólares para a Suíça


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2019 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL