Busca:

  Notícia
 
Coluna Camaçarico 7 de julho 2025


Impedimento Mesmo com tarifas reajustadas, a Bahia Norte segue descuidando da conservação das vias do Sistema BA-093 e BA-099. O destaque é a Parafuso (BA-535), principal rodovia da malha administrada pela concessionária e com maior fluxo de veículos de todo o conjunto formado por pouco mais de 194 quilômetros de pistas. É da responsabilidade da Bahia Norte a segurança de milhares de motoristas que circulam nas vias de integração do polo industrial de Camaçari, no principal acesso à sede do município, e regiões vizinhas.


Impedimento 2 Buracos, sinalização precisando de revisão, filas por nos insuficiência de guichês no pedágio, e até afundamento de trechos da via Parafuso, lembram o quadro deixado por total incapacidade de oferecer um bom serviço aos usuários por outra concessionária: a Via Bahia. Dona das guaritas de cobrança de pedágio nas BRs-324 (trecho Salvador a Feira de Santana), e 116, entre Feira de Santana e a divisa com Minas Gerais, concessionária terminou perdendo o contrato por total descaso com o consumidor.


Laços Tássio Brito, atual secretário de finanças do PT e membro da corrente EPS, comandada no estado pelo deputado federal Valmir Assunção, é o novo presidente estadual do partido. Apoiado pelo senador Jaques Wagner e por outras correntes petistas, Tássio Brito tem relações muito próximas com Camaçari.


Laços 2 Confirmado em pleito realizada no domingo (6), Tássio não apenas amplia seu poder dentro da legenda, como soma reflexos positivos ao seu grupo de apoiadores em Camaçari. É casado com a dirigente municipal Ara Brasil. Candidata a vereadora nas eleições passadas, Ara tem histórico familiar de militância. É filha de Carlos Silveira, ex-dirigente partidário e um dos fundadores do PT de Camaçari. 


Laços 3 Ligado ao movimento dos Sem Terra, Tássio chegou a ganhar um concorrente local na disputa, o vereador Tagner Cerqueira, lançado pelo alcaide de Camaçari. Mesmo sabendo se tratar de uma candidatura sem chances, diante da conjuntura estadual, Luiz Caetano não perdeu a oportunidade para exibir seu pupilo como moeda numa possível negociação e, por tabela, promover o reforço midiático do seu provável candidato a deputado estadual.


Laços 4 Nesse mesmo pleito, que também definiu as direções nacional e municipal, com mandatos até 2029, o vereador Kaique Ara foi eleito em chapa única, presidente do diretório de Camaçari com 3.081 votos dos 3.354 votantes. Somou 87 a mais que Tássio, o vencedor estadual e mais votado no município. Já na disputa pelo comando nacional, ainda sem números finais, o candidato Romênio Pereira ficou em primeiro com 2.932 votos, enquanto Edinho Silva, o nome do presidente Lula, somou apenas 136 votos em Camaçari.  


Perna curta Infelizmente, não resiste o discurso de “resgate histórico”, usado por figuras do governo de Camaçari, para o projeto de Lei do presidente Lula (PT), que transforma o 2 de julho em “Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil”.  A prática mostra que nenhum esforço foi feito pelo município, já sob nova direção, para contar para a cidade e para a Bahia a importância dos seus ancestrais nas lutas finalizadas um ano depois do 7 de Setembro de 1822.


Perna curta 2 Neste 2025, o terceiro que inclui oficialmente o município como participante ativo nesse processo histórico, oficializado com a inclusão de Camaçari no roteiro do Fogo Simbólico da Independência, presença no desfile do 2 de Julho, quarta-feira passada, atendeu apenas a interesses da política paroquial.


Perna curta 3 De um lado o alcaide Luiz Caetano (PT) e seu grupo político apareceram no Centro Histórico da capital apenas para saudar e gerar discursos e imagens ao lado do presidente Lula e seu grupo político.


Perna curta 4 Na mesma pegada cívico eleitoreira estava o ex-alcaide Antono Elinaldo, colado no time puxado pelo chefe político ACM Neto e pelo gestor de Salvador, Bruno Reis, todos do União Brasil.


Perna curta 5 Com os caboclos de volta ao panteão da Lapinha, a conta que fica é de mais um ano sem participação de Camaçari na festa maior da Bahia. Pior que isso. Mesmo com farto material  de comprovação histórica, Camaçari segue sem projeto para contar aos seus munícipes a importância da região na consolidação da Independência da Bahia.


Calibre Camaçari fechou junho com 6 assassinatos, segundo apuração da Coluna, com base em informações postadas na imprensa local. Se confirmado com o número mensal, ainda não informado pela SSP, junho é o mais baixo dos seis primeiros meses de 2025. Já na soma do semestre, os 72 apurados extraoficiais, também aparecem como o menor no período desde 2017.


Calibre 2 Os 72 de crimes violentos letais intencionais (CLVIs) contados no período reúnem os 6 registros apurados pela coluna em junho, mais os 66 informados pela SSP entre janeiro e maio, no seu último boletim, datado de 16 de junho. Número final pode ser maior, já que levantamento dos meses anteriores mostra diferença entre os apurados pela Coluna e os números finais apresentados pela SSP-BA.  


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


7/julho/2025  Fechamento: 16h07

Mais Notícias

Aumento das alíquotas do IOF gerou recorde de arrecadação para o governo
Luiz Carlos Azedo no Colunistas: A política e a peleja Lula x Mota
Justiça americana intima ministro Moraes acusado de censura
Deputada destina R$ 1,5 milhão de emenda para construção do MP
Coluna Camaçarico 7 de julho 2025
Angélica Ferraz no Colunistas: Os governos e o descuido ambiental
Pequenos mercados de bairro garantem fatia de mercado com novo consumo
Vencedor do mundial da Fifa vai receber R$ 221 milhões
Camaçari aplica vacina contra a Covid-19 em 30 postos de saúde
Adelmo Borges no Colunistas: Sem padres, freiras e santos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL