Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 25 julho 2018


Proteína A resposta dada pela secretaria de educação de Camaçari (Seduc) para o caso da salsicha com farinha, servida como merenda a estudantes da escola  Anísio Teixeira, é o que se poderia chamar de prato com baixo teor de esclarecimento.  


Proteína 2 No cardápio de justificativas exibidas em vídeo distribuído pela prefeitura, a secretária Neurilene Martins termina fornecendo uma receita com valor nutricional tão baixo quanto a salsicha servida aos alunos na tarde de sexta-feira (20). 


Proteína 3 Na resposta, gravada nas dependências da própria escola, a doutora Neurilene mostra a despensa da escola abastecida e sem problemas com alimento. Mas, a mistura começa a ganhar outra textura quando diz que o alimento servido 'não está no cardápio', nem faz parte da 'nossa cultura'. 


Proteína 4 Como quase todo alimento é resultado de mistura, o Camaçarico procurou entender a salsicha com farinha do Anísio Teixeira para desvendar essa receita indigesta que termina batendo no estômago da gestão do alcaide Elinaldo. 


Proteína 5 Em nota datada de sábado (21), portanto 1 dia após o lanche virar notícia nas redes sociais e na imprensa de todo estado, o diretor da escola, o professor Dinaldo, apresentou suas justificativas. Reconheceu que não faltava merenda na escola, que a despensa tem estoque, e que as merendeiras são profissionais dedicadas. 


Proteína 6 Ainda segundo o professor, demitido do cargo na manhã de terça-feira (24), o mesmo macarrão com salsicha foi servido na manhã de sexta-feira e não causou nenhuma indigestão ou protesto do alunado. Logo, o famoso embutido não é ingrediente exótico no cardápio da escola, como tentou insinuar a secretária. 


Proteína 7 Na sua justificativa para o cardápio extra, o professor Dinaldo alegou falta de gás para cozinhar o macarrão que seria servido aos alunos da tarde. Panelas à parte, a Coluna apurou que a escola possui fogão industrial alimentado por botijão grande, diferente do recipiente tradicional de 13 quilos de uso doméstico.


Proteína 8 Se a escola possui mais de 1 superbotijão, porquê o reserva estava vazio. Faltou gás no diretor para providenciar a reposição dos botijões, o abastecimento estava prejudicado pela rede burocrática da Seduc. Que esse duto Seduc/escola está com problemas, ninguém duvida. 


Proteína 9 Completa essa estranha receita a informação apurada pela Coluna, de que o diretor não estava na unidade na tarde de sexta-feira. Se o professor Dinaldo estava ausente, quem ordenou a equipe da cozinha agregar farinha à salsicha em substituição ao macarrão. 


Proteína 10 Com cerca de 800 alunos nas turmas Fundamental 1 e 2, além do turno noturno, em parte  formado por pais de alunos, o Colégio Anísio Teixeira tem cardápio de problemas maiores que sua despensa abarrotada possa atender.  O avanço do tráfico de drogas na porta e até nas áreas internas não é ingrediente perigoso apenas na Escola Anísio Teixeira. 


Proteína 11 Muito mais que merenda, falta na rede municipal um cardápio estimulante com ensino criativo e capaz de acompanhar os avanços tecnológicos e das relações interpessoais com resultados diretos na qualidade do futuro do aluno. Recente reportagem do Camaçari Agora (Confira), mostra esse menu defasado. Camaçari apresentou nota 0.6 na educação, classificado como 'desenvolvimento moderado' no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. Com esse cardápio, fruto da alquimia  dos últimos governos e apimentada pela atual gestão, aparecemos em 16º lugar no ranking baiano, e na posição 2.400 na lista nacional dos 5.471 municípios avaliados.


Proteína 12 Combater a salsicha com farinha é elogiável, mas é pouco. Construir uma escola pública transparente e compromissada é lição para ontem.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor) 


25/7/2018

Mais Notícias

Estátua de Daniel Alves será retirada de praça de Juazeiro
Coronel critica Lula por suspender desoneração com ação no STF
Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL