Busca:

  Notícia
 
Colunistas Adelmo Borges


Adelmo Borges

Jogando conversa fora


Voltando do centro da cidade de Camaçari após percorrer os labirintos do setor financeiro, clínicas médicas e cotejar preços nos varejistas, encontro alguns amigos que me chamam para molhar a palavra. Todos eles envolvidos em ajudar alguém a alcançar uma das vinte e três cadeiras no legislativo municipal, no pleito de outubro de 2024.


Logo de início surgiu a indagação sobre como dá início à pré-campanha e campanha propriamente dita. Como organizar a equipe e quais as demandas mais importantes? Chega-se à conclusão que cada caso é um caso. Os candidatos possuem atividades e relacionamentos com públicos específicos com natureza diferentes. Assim se recomenda a identificação do público a ser direcionado as mensagens sobre a candidatura com imagens e uma linguagem própria do segmento. Isso não significa que o candidato vá ter uma atuação restrita a esse grupo, pelo contrário, deve buscar ampliar as suas possibilidades, no entanto sempre observar as características do segmento que está adentrando.


Atualmente grupos evangélicos têm se inclinado a participar das estruturas de poder (municipal, estadual e federal) restringindo suas atividades ao seio dos fiéis e pessoas beneficiadas com ações sociais da igreja. É uma questão específica. Trata-se de uma organização doutrinária com princípios na disciplina da fé sob a orientação de lideranças treinadas e remuneradas para o desempenho de suas funções. Diferentemente de lideranças forjadas nas organizações comunitárias que se constituem para representar e defender a presença de poderes públicos na atenção às necessidades de serviços essenciais.


Em um cenário de grande influência das mídias sociais, notadamente em municípios sem a presença de órgãos de imprensa, em um universo de 18% de analfabetos e 32% de analfabetos funcionais, compor uma equipe com pessoas que dominem a tecnologia digital é fundamental. Contanto que as equipes não se tornem autodidatas em suas produções. Necessitam ser orientadas por profissionais com conhecimento, no mínimo básico, de sociologia e psicologia de massa, no sentido que passe a produzir peças de divulgação com possibilidades de atingir o público-alvo desejado.


A atividade política e particularmente os pleitos eleitorais demandam custos financeiros muito elevados. Daí as justificativas para anteriormente se envolver grandes grupos empresariais na arrecadação de fundos e atualmente a definição de um fundo eleitoral para custear as atividades. Assim percebe-se a necessidade de um planejamento de campanha dentro da capacidade de cada candidato no que se refere a remuneração de pessoas, locações, impressão de materiais e custos outros (deslocamento, combustível, comunicação, energia, alimentação e lanches etc.). 


Calcula-se que a campanha majoritária na cidade de Camaçari alcance aproximadamente 10 milhões de reais e proporcional (vereador) entre 600 mil e 1 milhão e 200 mil.


O ideal seria que a decisão por postular um cargo eleitoral não se constituísse em um fato isolado. De uma pessoa. Mas de uma organização partidária, um grupo de pessoas, de entidades de trabalhadores, patronal e/ou comunitária, de maneira a tornar o pleito sustentável, com possibilidade de êxito e viável financeiramente.


É ótimo encontrar os amigos para jogar conversa fora e aproveitar para refrescar a garganta. Faz bem ao físico e à alma. Que DEUS e os Orixás nos protejam..


Adelmo Borges adelmook@gmail.com


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

25/04/2024

Mais Notícias

Maioria da população tem alto nível de estresse com despesas e perda de renda
Bolsonaro volta a apresentar infecção bacteriana na pele
Flavio Matos questiona seleção para curso de capacitação para BYD
Ministros do Supremo aderem às sessões remotas
Colunistas Fabiana Franco
Colunistas Waldeck Ornélas
Baiana garante vaga na canoagem nas Olimpíadas de Paris
População quilombola feminina é menor que a masculina na Bahia
Registros de queimadas no Brasil é recorde dos últimos 21 anos
Mais uma chinesa se prepara para entrar no mercado brasileiro


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL