A unidade da BYD em Camaçari iniciou na sefunda-feira (3) o segundo turno de produção com um grupo de 20 colaboradores, das 18h às 3h15, de segunda à quinta-feira, com intervalo para refeição de uma hora. Na sexta-feira, a jornada se encerra mais cedo, às 2h22. A partir do dia 15, outro grupo de mais 100 pessoas será agregado ao segundo turno, totalizando 120 trabalhadores na operação.
O segundo turno, de 44 horas semanais, é lançado numa fase piloto, com previsão de duração até o final deste ano. Segundo a monatdora chinesa, todos os serviços oferecidos aos trabalhadores do primeiro turno estão mantidos para os colaboradores do segundo turno, como serviço médico, alimentação e transporte.
Segundo material distribuído para a imprensa pela BYD, 363 veículos foram montados na unidade de Camaçari em outubro, mês da inaugura ção do complexo industrial. Dos três modelos que estão sendo produzidos em Camaçari, o Dolphin Mini, o King e o Song Pro, o compacto elétrico, líder no mercado nacional, foi o único a ser embarcado no mês passado. Em novembro, além do Dolphin Mini, os carregamentos passam a incluir o King.
A fábrica da BYD Brasil em Camaçari já emprega cerca de 1.800 pessoas. O projeto da companhia para o complexo industrial prevê a geração de até 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca na produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia.
A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, iniciou a construção do Complexo de Camaçari (BA), que será o maior da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail).