A IA (Inteligência Artificial) não está sensdo usada apenas para produção de textos, conteúdos, traduções e outras tarefas em diversas áreas como criminal e de produção. Os consumidores também estão usando esse novo apoio tecnológico no pré e pós vendas de produtos, como instruções de uso e recomendações adicionais após a aquisição.
Pesquisa da Bain & Company indica que 58% dos consumidores valorizam o apoio da ferramenta para comparar preços, produtos, vendedores e site. Ainda segundo o levcantamento, mais da metade dos entrevistados pesquisa produtos por fotos e imagens antes da compra.
Até na busca de um perfil ideal para o produto que deseja comprar, a IA tem ajudado, como é o caso de investimentos mais caros como computadores e eletrodomésticos.
Com esse avanço, os consumidores começam a se mostrar dispostos a migrar parte das compras para assistentes virtuais. Nessa faixa de produto as compras com ajuda da IA aparecem como as mais citadas os eletrodomésticos e eletrônicos (66%), casa e decoração (63%) e beleza e cuidados pessoais (63%).