Doctores habebimus! (Teremos médicos!)
Eu tenho uma relação de muita admiração e carinho pela trajetória histórica da Faculdade Metropolitana de Camaçari, a boa e velha FAMEC, hoje UNIFAMEC, oriunda do tradicional Centro Educacional Miguel Alves (CEMA), que por sua vez, existe há mais de 3 décadas. Para quem não sabe, minha saudosa mãe, a Pró Nice, foi funcionária do CEMA por alguns anos, contratada pelas queridas professoras Celene e Helena, que lhe ofereceram essa oportunidade, quando poucos anos antes, precocemente perdemos Seu Boró e ela ficou viúva. Minha mãe passou a ser então a responsável pelo dos três filhos e trabalhava um turno no CEMA e outro no Colégio São Tomaz de Cantuária.
Nesse período, logo após concluir o nível médio técnico, sonhando em entrar na faculdade, fui aluno bolsista do cursinho pré-vestibular noturno do CEMA, que era integrado com as turmas do terceiro ano científico e de processamento de dados. Honrosamente tive como Mestres os professores Cacim (matemática), Nilma Dominique (redação), Gugu (história), Batista (língua portuguesa) e tantos outros, que me ajudaram a trilhar a minha trajetória acadêmica… Nesse contexto todo aí, eu lembro perfeitamente de quando surgiu a FAMEC e a primeira turma da do curso de Pedagogia, que durante muitos anos funcionou à noite nas instalações do próprio colégio. Por muito pouco eu mesmo não fui aluno também da FAMEC nas graduações que cursei.
E por qual motivo estou falando contando essa história? É que na correria do dia a dia e ainda sob o fervor do recente processo eleitoral, pouca gente talvez tenha se dado conta de que Camaçari esse ano ganhou mais um grande presente, a instalação do curso de medicina na cidade! Sim, medicina! Entrando outro dia no meu velho e amado Bairro Ponto Certo, vi um outdoor informando sobre o vestibular para medicina da nossa UNIFAMEC.
Medicina, minha gente! A primeira faculdade de Camaçari, hoje, Centro Universitário de referência na Região Metropolitana de Salvador, caminha a passos largos para alcançar o status de Universidade e a implementação do curso de medicina atesta isso muito bem. Vestibular realizado, vi nas redes sociais, que a primeira turma já está matriculada e que já houve até a “cerimônia do jaleco”. Acompanhei vídeos e fotos de muita emoção e felicidade das famílias desses alunos, sobretudo, os que são da cidade, pela alegria de poder realizar esse sonho em sua própria terra!
O fato é que não há como negar, a implantação de um curso dessa magnitude em Camaçari, mesmo que numa instituição privada, mas, ainda assim, um patrimônio da cidade, representa um avanço significativo para toda a região. Essa iniciativa não apenas amplia o acesso ao ensino superior na área da saúde, como também impulsiona o desenvolvimento local de diversas maneiras.
A presença de turmas de medicina atrai investimentos em infraestrutura, gera novos empregos e estimula a pesquisa científica. Além disso, a formação de novos médicos na região, contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, podendo reduzir filas de espera e quem sabe até garantir atendimento mais próximo e especializado.
A interação entre comunidade, estudantes, professores e profissionais da saúde locais, fomenta o intercâmbio de conhecimento e a atualização constante dos serviços de saúde, podendo, a curto prazo, transformar a cidade num polo de excelência em assistência médica. Parabéns à UNIFAMEC pelo curso de medicina, parabéns Camaçari, que ganha mais esse farol de desenvolvimento!
Danival Dias danival.dias@gmail.com é camaçariense, servidor de carreira do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia desde 1997, tendo ocupado diversos cargos de gestão. Especialista em Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde Pública (SUS), Direitos Humanos, Gênero e Diversidade, Educação de Jovens e Adultos com MBA em Gestão de Instituições Públicas. Administrador Público, Bacharel em Direito, Contabilista, Licenciado em Língua Portuguesa
Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor
13/10/2024