Busca:

  Notícia
 
Adelmo Borges no Colunistas: Ambiente eleitoral e segmentação


Adelmo Borges dos Santos

Dosimetria eleitoral 


No Brasil os últimos pleitos eleitorais evidenciam a pobreza da afirmação ideológica dos partidos e dos candidatos. Entendem as aldeias políticas que o eleitorado tem uma tendência ao centro, assim buscam a identificação no sentido do êxito e assunção aos cargos públicos. 


O público eleitoral objeto dos candidatos se apresenta entre pessoas de todas as classes. Os empresários e investidores se aproximam na busca de garantir a execução de obras públicas, prestação de serviços e fornecimento de equipamentos, utensílios e materiais de manutenção.


A classe C composta de executivos, cientistas e profissionais liberais são procurados para assessorar e assumir cargos técnicos estratégicos e relevantes, assim como influenciar setores organizados do serviço público, conselhos federais e regionais, sindicatos e universidades. São considerados classe média (A classe média ocupa um espaço intermediário na estrutura sócio-económica, situando-se entre as classes baixa e alta. A categorização pode variar significativamente de acordo com critérios como renda, educação, ocupação e estilo de vida). 


Os segmentos classificados com D e E, na base da pirâmide são mobilizados para popularizar ações partidárias e evidenciar alguns nomes que representam segmentos organizados, locais ou bandeiras sócio-econômicas, sócio-ambientais, sócio-culturais com impacto social. 


A prática desse modelo tem despertado a afluência de dirigentes de organizações de  classe, comunitárias e de ações complementares ao serviço público a possibilidade em participar diretamente dos pleitos (como candidatos) no sentido de estabelecer notoriedade de suas organizações e pessoal e assim destinar meios de fortalecimento dos seus propósitos. É um caminho inoportuno não só pela dominação que o capital exerce no sistema de poder, assim como por apresentar distorções na representação política. 


O que se percebe é que os pleitos passaram a ser um ambiente de festividades, com alegorias de diversas naturezas em um contexto pobre de ideias, propostas e fundamentações benéficas à coletividade. Algumas e esporádicas organizações que se arvoram a desenvolver propostas reivindicatórias, fundamentadas nas necessidades para uma vida digna, são levadas em consideração se levantarem um sentimento de atenção do grande público com reversão em votos, caso contrário são ignoradas. 


Que DEUS e os Orixás nos protejam 


Adelmo Borges dos Santos  adelmook@gmail.com


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

18/09/2024

Mais Notícias

Candidatos assinam Carta-Compromisso com meio ambiente
11,2 milhões sofrem de forma direta com Incêndios florestais no Brasil
Brancos lideram em mais de 90% das funções chaves no mundo corporativo brasileiro
Minha Casa alcança a marca de 1 milhão de unidades contratadas
Adelmo Borges no Colunistas: Ambiente eleitoral e segmentação
Pesquisa mostra que empregado evita falar de política no ambiente de trabalho
Bahia registra 422 incêndios em regiões de mata em dois meses
Luiz Duplat no Colunistas: A Sesab na campanha eleitoral
Coluna Camaçarico 16 de setembro 2024
Processo de revitalização do rio Joanes dá mais um passo


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL