Busca:

  Notícia
 
Processo de revitalização do rio Joanes dá mais um passo


Durante reunião  comemorativa do Dia Mundial dos Rios, que neste ano cai no último  domingo de setembro (29/09), representantes da Oscip Rio Limpo  receberam a importante informação de que foi aprovada, através decisão mediada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Recôncavo Norte-Inhambupe, a prioridade de investimentos governamentais em projeto de revitalização do Rio Joanes. O Joanes bastante  assoreado recebe uma carga considerável de esgotos domésticos e dejetos que só aumentam matando a vida aquática bastante reduzida com a expansão imobiliária da foz do Joanes dos dois lados, tanto de Lauro de Freitas como de Abrantes em Camaçari. 


O encontro ocorreu na sede da Colônia de Pescadores em Buraquinho, na manhã do sábado (14), contou com uma rodada de abordagens coordenada por Alberico Sena da OSCIP  sobre a importância dos rios urbanos para a qualidade de vida, saúde pública,  a economia mundial e das formas  como a sociedade civil e poder público podem  fazer para protegê-los face a gravidade das consequências da escassez de água provocada pelas mudanças climáticas, conforme destacou Fernando Borba incansável na luta  à frente da  Rio Limpo pela recuperação do Rio Joanes e afluentes que servem 40% da população de Salvador e RMS. 


"Do Rio Joanes  dependem famílias de pescadores, marisqueiras, empreendedores de bares e restaurantes e a população para matar a sede, se alimentar e satisfazer hábitos diversos do cotidiano. Infelizmente o Rio se transformou num grande esgoto a céu aberto", lamentou o presidente da Colônia de Pescadores de Buraquinho, Anderson Santana, Mestre Pepe. 


.O encontro reuniu  personalidades, como a presidente da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, Mayra Sesti, o presidente da Salva de Vilas do Atlântico, Márcio Costa, de Carlos Cesar M.V. Filho, CEO da Talentlog Consultoria, do gestor da APA Joanes-Ipitanga Geneci Brás,  do gerente da Área de Mananciais da Embasa Lúcio Landim, de biólogos, representante  de projeto da Universidade  de Feira de Santana junto à Barragem Pedra de Cavalo/ Rio Paraguaçu e conselheiros da APA Ipitanga além de funcionários da divisão técnica de  Meio Ambiente da Sedur/Camaçari e representantes  da Oscip RIOLIMPO, além de moradores de Abrantes. 


Como bem ressaltou na reunião o presidente do Rotary Clube de Lauro de Freitas, Durval Ramos, sobre a luta em defesa do Joanes,  "ainda que sejamos poucos, falando ou fazendo coisas repetidas, é importante que essa continuidade persista levando a sociedade a acreditar que as coisas acontecerão" .

Mais Notícias

Minha Casa alcança a marca de 1 milhão de unidades contratadas
Adelmo Borges no Colunistas: O ambiente eleitoral e a segmentação
Pesquisa mostra que empregado evita falar de política no ambiente de trabalho
Bahia registra 422 incêndios em regiões de mata em dois meses
Luiz Duplat no Colunistas: A Sesab na campanha eleitoral
Coluna Camaçarico 16 de setembro 2024
Processo de revitalização do rio Joanes dá mais um passo
José Carlos Teixeira no Colunistas: A cultura oficial e o IGHB
Mercado das apostas esportivas online movimenta mais de R$ 60 bilhões anuais no Brasil
PMs condenados por sequestro, tortura e roubo em Fazenda Coutos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL