Busca:

  Notícia
 
Camaçari ganha mais 6,5 mil eleitores aptos para as eleições de outubro

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que o eleitorado brasileiro aumentou  em 2,3 mihões, um crescimento de 1,4% na comparação com 2022. Agora  são 158,7 milhões de pessoas aptas a votar nas eleições deste ano. 


Camaçari conta agora com 210.364 eleitores, 6.503 a mais que no pelito de 2024. Na comparação com 2022  eram 191.507 eleitores. Comparado esse ano com  quatro anos atrás o eleitorado cresceu  em 18.857. 


O município de Salvador concentra o maior eleitorado do estado, com 1.951.716 eleitoras e eleitores aptos, seguido por Feira de Santana, com 434.532,  Vitória da Conquista, com 264.091.


A Bahia aparece como o quarto colégio eleitoral com 11.321.939 eleitores, o equivalente a 7% do eleitorado, atrás de São Paulo (21%), Minas (10%) e Rio (8%). Desse total, 101.818 eleitoras e eleitores declararam possuir algum tipo de deficiência, representando um crescimento de 62,2% em relação ao pleito de 2022, que registrou 62.772 pessoas com deficiência.


O TSE também mostrra que o eleitorado da Região Norte foi o que mais cresceu proporcionalmente, com uma alta de 4,37%, enqaunto que São Paulo,  o maior colégio eleitoral do país, soma 34,1 milhões de pessoas aptas a votar,. Na outra ponta, Roraima tem o menor contingente, com 401,6 mil.


As mulheres continuam  sendo maioria com  83 milhões de eleitoras, ou 52,8% dos registros com gênero informado, ante 74 milhões de homens, 47% do total. A bahia  é o terceiro estado com o maior número de mulhjeres eleitoras. Tocantions aparece em primeiro com 57,43%. O Distrito federal vem em segundo com 54,135 e a Bahia  com 54,03%.


O TSE também mostra que caiu o número de eleitores jovens e aumentou a quantidade de 60+.

Mais Notícias

LUIZ CARLOS AZEDO NO COLUNISTAS: Realidades regionais ditam movimentos
Pix avança entre empresas e fecha 2025 com quase 80 trilhões de operações
COLUNA CAMAÇARICO
Os 3 grandes bancos fecham 2 mil pontos e demitem 14,3 mil empregados
CHICO RIBEIRO NETO NO COLUNISTAS: Tempo e aprendizado
Retiradas da caderneta de poupança batem recorde em julho
JOSE AMÉRICO NO COLUNISTAS: Educação, desigualdade e futuro
ADELMO BORGES NO COLUNISTAS: Os levantamentos e seus resultados
Endividamento das famílias aumenta em julho e completa o sexto mês seguido de avanço
Brasil Alfabetizado beneficia mais 250 pessoas em Camaçari


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2026 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL