Busca:

  Notícia
 
Cigarro eletrônico continua proibido no Brasil, diz Anvisa


A Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter a proibição de comercialização no Brasil dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes. A diretoria do orgão decidiu porr unanimidade, em reunião nesta sexta-feira (19), manter a proibição  determinada em  2009. Anvisa considerou o cenário internacional de regulamentação, as manifestações da comunidade científica e a visão geral da consulta pública realizada pela agência reguladora


Publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de dezembro de 2023,  alerta que "a partir das evidências atuais, não é recomendado que governos permitam a venda de cigarros eletrônicos como produtos de consumo na prossecução de um objetivo de cessação". Esses  dispositivos eletrônicos  podem causar lesões e até a morte, além de provocarem dependência.


A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) parabenizou a Anvisa por optar pela manutenção da regulamentação vigente. Segundo a entidade, "inúmeros estudos têm demonstrado que os cigarros eletrônicos não são uma alternativa segura ao tabagismo convencional e apresentam riscos significativos para a saúde pulmonar".


A Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) também reiterou seu apoio à decisão da Anvisa. De acordo com a organização, a medida "está em consonância com as evidências científicas atuais, de que os DEFs são nocivos à saúde, geram dependência e não trazem benefícios comprovados para a saúde pública".

Mais Notícias

Mais uma chinesa se prepara para entrar no mercado brasileiro
Colunistas José Carlos Teixeira
Colunistas Luiz Roberto Sobral Sibié
Filas e poucas ficham obrigam TRE a ampliar serviço em Camaçari
Brasil fecha março com 8,6 milhões de pessoas sem ocupação
Bahia cria 12 mil dos 244 mil postos com carteira em março no país
PMs acusados de matar o garoto Joel vão a júri 13 anos depois
Coluna Camaçarico 29 de abril 2024
Anatel amplia o cerco às ligações abusivas realizadas por empresas de telesserviços
CNC apoia taxação de sites de compras internacionais como Shein e Shopee


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL