Busca:

  Notícia
 
Brasil tem desempenho ruim na avaliação mundial na educação básica

O Brasil segue com desempenho considerado ruim na principal avaliação da educação básica no mundo. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022 mostra o Brasil entre as 20 piores colocações no ranking. O estudo avalia 81 países nas áreas de matemática, leitura e ciências.


Apesar dos resultados considerados abaixo da média, posicionando em 52º lugar em Leitura,  61 º em Ciências e 64º em Matemática, o Brasil se manteve estável, levando em conta as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19.


O Brasil está entre os 17 países com o pior rendimento na disciplina de matemática. Já para as áreas da leitura e ciência, o Brasil permaneceu dentro da margem de erro em comparação com o ano de 2018. No caso da 1ª área, o resultado ficou no intervalo de 406 a 414 pontos, o que contempla os 413 pontos atingidos no último teste. Na 2ª área, por sua vez, o intervalo foi de 399-407, contra 404 pontos em 2018....

Na América Latina, o Brasil está na frente de países como Argentina, Panamá e Guatemala na avaliação de matemática, que foi o foco do exame em 2022. Na primeira posição se destaca Singapura, com a nota mais alta nas três áreas de avaliação. Outros países asiáticos como Japão, Macau e Taiwan também se revezam no topo do ranking.


O Pisa é uma avaliação internacional coordenada pela OCDE. No Brasil, quem realiza a aplicação do Pisa é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e os resultados são divulgados a cada 3 anos.


Criada em 2000, prova avalia jovens de 15 anos, pois este é o último ponto em que a maioria das crianças continua matriculada. Segundo os organizadores, a prova considera não apenas a capacidade dos alunos para reproduzir o material aprendido, mas também a sua capacidade de aplicar o conhecimento de forma criativa em contextos da vida real.

Mais Notícias

Angélica Ferraz no Colunistas: Camaçari, águas, privilégio e ação
MPT intensifica fiscalização de obras da BYD em Camaçari após acidente
Pacote Haddad piora avaliação de Lula no mercado financeiro
Associação de Pessoas com Epilepsia discute inclusão
PIX bate novo recorde com 239 milhões de transações em 24h
BYD promete 10 mil empregos até final de 2025 na unidade de Camaçari
Waldeck Ornélas no Colunistas: As BRs e as concessões light
Coluna Camaçarico 2 dezembro2024
Mais de 10 montadoras chinesas devem desembarcar no Brasil
Vendas durante a Black Friday batem recorde e superam período pré-pandemia


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL