Busca:

  Notícia
 
Brasil tem desempenho ruim na avaliação mundial na educação básica

O Brasil segue com desempenho considerado ruim na principal avaliação da educação básica no mundo. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022 mostra o Brasil entre as 20 piores colocações no ranking. O estudo avalia 81 países nas áreas de matemática, leitura e ciências.


Apesar dos resultados considerados abaixo da média, posicionando em 52º lugar em Leitura,  61 º em Ciências e 64º em Matemática, o Brasil se manteve estável, levando em conta as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19.


O Brasil está entre os 17 países com o pior rendimento na disciplina de matemática. Já para as áreas da leitura e ciência, o Brasil permaneceu dentro da margem de erro em comparação com o ano de 2018. No caso da 1ª área, o resultado ficou no intervalo de 406 a 414 pontos, o que contempla os 413 pontos atingidos no último teste. Na 2ª área, por sua vez, o intervalo foi de 399-407, contra 404 pontos em 2018....

Na América Latina, o Brasil está na frente de países como Argentina, Panamá e Guatemala na avaliação de matemática, que foi o foco do exame em 2022. Na primeira posição se destaca Singapura, com a nota mais alta nas três áreas de avaliação. Outros países asiáticos como Japão, Macau e Taiwan também se revezam no topo do ranking.


O Pisa é uma avaliação internacional coordenada pela OCDE. No Brasil, quem realiza a aplicação do Pisa é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e os resultados são divulgados a cada 3 anos.


Criada em 2000, prova avalia jovens de 15 anos, pois este é o último ponto em que a maioria das crianças continua matriculada. Segundo os organizadores, a prova considera não apenas a capacidade dos alunos para reproduzir o material aprendido, mas também a sua capacidade de aplicar o conhecimento de forma criativa em contextos da vida real.

Mais Notícias

Coluna Camaçarico 4 de março 2024
Diário de general mostra roteiro de intervenção no Supremo
Facção baiana Bonde do Maluco cresce com aliança com o PCC
Camaçari dá desconto de 10% para quem pagar o IPTU até dia 11
Colunistas
Brasil tem 72 facções criminosas em atuação nos presídios
Espécies exóticas invasoras causam prejuízo ambiental e econômico
Colunistas
PIB do Brasil cresce 2,9% em 2023 e chega a R$ 10,9 trilhões
Colunistas


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL