Busca:

  Notícia
 
Senado aprova projeto que facilita processo de liberação de agrotóxicos

O  Projeto de Lei (PL) que facilita e acelera o processo de liberação de agrotóxicos no Brasil foi aporovado pelo  Senado nesta terça-feira (28). A proposta altera as regras para aprovação e comercialização de pesticidas e estipula prazo de 60 dias - para produtos com fórmula idêntica a outros já aprovados - a 24 meses - para o registro de novos. Agora, o texto segue para sanção presidencial.


Atualmente, o processo de registro e autorização de um novo agrotóxico pode levar até cinco anos. O projeto foi relatado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), que buscou fazer um “meio-termo” entre ruralistas e ambientalistas. Com isso, o relator concentrou no Ministério da Agricultura a responsabilidade de registrar agrotóxicos e colocou o Ministério da Saúde, representado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável por apoiar tecnicamente os procedimentos.


Além disso, o Ministério do Meio Ambiente, sob competência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deverá coordenar o registro de produtos de controle ambiental.


Fiocruz faz apelo ao Senado Federal sobre votação do PL dos agrotóxicosPlantas modificadas identificam agrotóxico e mudam de cor para dar alerta. Esse processo é a principal mudança de Contarato ao projeto inicial e será necessário para que pesticidas e produtos semelhantes possam ser pesquisados, produzidos, exportados, embalados, rotulados, importados, comercializados e utilizados, uma vez que, para isso, dependerá da autorização prévia do órgão federal.


Os agrotóxicos pendentes de autorização deverão passar ainda por uma análise de risco social, ambiental, econômico e o impacto na saúde. Após o estudo, os produtos que forem classificados de alto risco serão impedidos de obter o registro.

Mais Notícias

Produção da indústria brasileira cresceu 1,2% em março na comparação com fevereiro
Bahia registra aumento no número de motoristas alcoolizados
Angélica Ferraz no Colunistas: Os avanços do governo Lula
Governo estuda usar dinheiro público para restituir lesados no INSS
Deputados aprovam projeto que aumenta número de parlamentares federais
Adelmo Borges no Colunistas: Camaçari e as projeções eleitorais
Brasil melhora posição no ranking global de Índice de Desenvolvimento Humano
Luiz Carlos Azedo no Colunistas: A demissão e novo Ministério
Coluna Camaçarico 5 de maio 2025
Consumo nacional de energia aumenta 2,1% nos três primeiros meses de 2025


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL