Busca:

  Notícia
 
Coluna Camaçarico



Ladeira O pré-candidato José Tude (UB) segue enfrentando baixas significativas no seu desejo de ser o nome governista na disputa sucessória de 2024. Confirmam o quadro de velório a agenda esvaziada e a fuga de lideranças e correligionários históricos. Apesar dos intensos e inequívocos movimentos, o três vezes alcaide de Camaçari insiste numa batalha já definida em favor do seu aliado, o vereador Flavio Matos.


Ladeira 2 Um desses sinais foi a ausência dos comandantes da campanha, José Cupertino e Waldir Freitas, respectivamente titulares das pastas da Orla (Seorla), e de desenvolvimento econômico (Sedec),  durante “encontro de lideranças”, realizado sexta-feira (24) à noite, na sede da Bamuca.


Ladeira 4 Com dificuldade de admitir que está fora do páreo, Tude prefere alimentar um debate que só gera desgaste político para a base elinaldista. Nessa luta inglória, a imprensa é sempre o alvo. Tude seguiu velha fórmula ao tentar desqualificar o Camaçarico que relata seu calvário e mostra com números a inviabilidade política de prosseguir com chances na disputa (Confira). Mesmo sem receber a “Nota à Imprensa”, a Coluna teve acesso pelas redes sociais e publica abaixo a íntegra do documento.


 “O processo político não será decidido com mentira e desinformação. Continuo em agenda, realizando reuniões, visitando as comunidades, em diálogo constante com a população na construção de um projeto para Camaçari. Queremos ouvir o povo. O grupo irá fortalecer a pré-candidatura a partir dos anseios da população, a definição da escolha do nome para liderar as eleições de 2024 será pautada em pesquisas de forma democrática.” 


Funil Mesmo com uma caçamba de diferenças, como o polêmico concurso público e a desmontagem da fundação criada em seu mandato pesidencial (2021/2022) para gerir a milionária verba de comunicação da Câmara de Vereadores, só para citar duas rusgas, o vereador Ednaldo Borges (UB) aderiu à candidatura a prefeito do colega de partido e presidente do Legislativo, Flavio Matos. Depois de uma trajetória oscilante entre continuar governo e desembarcar no projeto da oposição, Borges se definiu. Não tinha como fugir da lei da gravidade. Anunciou seu apoio durante discurso no plenário do legislativo, nesta terça-feira (28).


Funil 2 Com a adesão de Borges, lista engordada nos últimos dias com os apoios dos vereadores Deni de Isqueiro (UB) e Jamesson (UB), sobe para 14 dos 17 vereadores com mandato da base governista. Conta exclui naturalmente o candidato Flávio, o 18º nome da base.


Funil 3 Seguem fazendo charminho, o Dr Natan (PSDB), licenciado e no comando da pasta da saúde (Sesau); e Jorge Curvelo (UB), titular da secretaria de esportes (Sejuv). Entre vereadores e os quatro suplentes no exercício do mandato, o atual vice-prefeito Tude (UB) conta apenas com o apoio do vereador Jamelão (Cidadania).


Lembranças José Tude (UB), atual vice-prefeito e ainda oficialmente pré-candidato à sucessão do correligionário, o alcaide Elinaldo, não ficou sozinho na reação ao Camaçarico, que informou ser uma questão de dias, o anúncio da sua desistência na disputa da cabeça de chapa na base governista.


Lembranças 2 Sem sequer ouvir uma voz em seu favor na sua base, Tude ganhou a solidariedade do vereador Tagner Cerqueira (PT). Único a fazer coro contra a Coluna, o petista aproveitou para calibrar sua justificativa dizendo o que não está escrito no Camaçarico (Confira). “Vi, aí essa semana, uma matéria que ele retirou a candidatura, e ele desmentiu. Solidariedade ao senhor”, disse o vereador, que preferiu não citar o Camaçarico, durante discurso proferido quinta-feira (23), no plenário do Legislativo.


Lembranças 3 Não satisfeito, o petista, que durante sua juventude integrou o fã clube de Tude e do chefe ACM, ainda acusou a Coluna de postar informação falsa. Lembrou que Tude usou as redes sociais para desmentir “as fake news que inventaram”. 


Lembranças 4  Pelo visto, o jovem político, hoje um dos principais e mais prestigiados quadros do PT de Camaçari, queria semear a discórdia na base elinaldista, inflando o seu adversário preferido. Por falta de assessoria terminou errando no verbo.  


Assessora A estranha e constante presença de um equipamento nada usual, ao lado do alcaide de Camaçari, tem intrigado fontes mais atentas da Coluna. Sempre que despacha no seu gabinete, Antonio Elinaldo (UB) se deixa fotografar ou filmar ao lado de uma geladeira (Foto ao lado). Mesmo necessária nesses dias de calor na cidade, em especial nesse período de altas temperaturas na política, a branquinha, posicionada à direita do chefe, acabou virando uma espécie de meme.


Assessora 2 No mundo dos símbolos e signos da política nada passa despercebido. Aliados governistas ouvidos pela Coluna dizem que a auxiliar não apenas fornece água gelada. Também ajuda no resfriamento e conservação ´in natura` de boa parte dos pedidos que o alcaide recebe diariamente durante suas audiências.


Open door O Solidariedade (77), comandado em Camaçari por Francisco do Gás, está de portas abertas para receber os insatisfeitos rifados pelos grupos do alcaide Elinaldo e do petista Luiz Caetano. Legenda, ainda sem nome para a cabeça da chapa, quer formar um time de candidatos a vereador capaz de abiscoitar ao menos uma vaga das atuais 21 cadeiras do Legislativo. 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


28/11/2023 Fechamento: 13h30


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

Coluna Camaçarico 4 de março 2024
Diário de general mostra roteiro de intervenção no Supremo
Facção baiana Bonde do Maluco cresce com aliança com o PCC
Camaçari dá desconto de 10% para quem pagar o IPTU até dia 11
Colunistas
Brasil tem 72 facções criminosas em atuação nos presídios
Espécies exóticas invasoras causam prejuízo ambiental e econômico
Colunistas
PIB do Brasil cresce 2,9% em 2023 e chega a R$ 10,9 trilhões
Colunistas


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL