Coluna Camaçarico 21 novembro 2023
Martelo O três vezes alcaide e atual vice-prefeito de Camaçari, José Tude (União Brasil) deve anunciar nos próximos dias sua desistência na disputa a sucessão do gestor e aliado de partido, Antonio Elinaldo. Com a saída de Tude, o nome do presidente do Legislativo, Flávio Matos, também do UB, deve ser oficializado numa grande festa política até meados de dezembro.
Martelo 2 Os sinais dessa desistência ficaram claros nos últimos 15 dias. A pouco mais de uma semana para dezembro, agenda de Tude mostra desaceleração. Sem nenhum evento anunciado para os próximos dias, a Coluna apurou que esse vazio é resultado da divisão gerada dentro do próprio grupo de apoiadores. Visões diferentes sobre estratégias e demora na montagem da campanha foram decisivas para o enfraquecimento da postulação.
Martelo 3 Movimento de encolhimento contrasta com o crescimento de Flavio Matos. De acordo com sua agenda oficial, semana tem 6 eventos noturnos até sábado (25). Volume de presença e interação com o eleitorado fica maior se somado aos encontros e caminhadas, não anunciadas, mas previstas para o restante do dia.
Martelo 4 Tude, que fechou setembro festejado como o nome mais forte e consistente para enfrentar o petista e também três vezes alcaide de Camaçari, Luiz Caetano, só fez perder terreno. Com uma pré-campanha modesta e discreta para os padrões da nova política, em parte ditada e guiada pelas redes sociais, Tude ficou aquém do necessário. Confiar apenas no seu currículo de gestor experiente e tocador de obras não foi um bom caminho.
Martelo 5 Um desses sinais de desarticulação foi a falta de apoio no Legislativo, principal base de capilaridade de qualquer candidatura majoritária. Como mostrou o Camaçarico (Confira), Tude conta apenas com o apoio do vereador Jamelão (União), enquanto Flavio, com números atualizados, soma 13 dos 17 colegas eleitos que integram a base governista. Conta favorável inclui ainda os 4 suplentes no exercício do mandato. Na lista dos vereadores muristas restam apenas os ex-postulantes Dr Natan, Ednaldo Borges e Jorge Curvelo.
Martelo 6 Diferente do companheiro de legenda e adversário pontual nessa disputa, Flavio Matos acelerou e não descuidou. Buscou presença onde não era conhecido e reforçou a estratégia de nome novo e juventude, sempre destacados como desejos de parcela significativa do eleitorado, segundo sinalizam as pesquisas. Avançou e, segundo todos os levantamentos que a Coluna teve acesso, já ultrapassou Tude.
Martelo 7 Com o nome governista na disputa pela prefeitura de Camaçari aguardando apenas a oficialização, movimento agora é de ajustes longe dos olhares e ouvidos do eleitorado. No jogo da política, os acordos de apoio e participação no futuro governo, em caso de vitória, definem o tamanho da vontade dos grupos de arregaçar as mangas na campanha.
Martelo 8 Como anotou a Coluna (Confira), o cronograma de anúncio do nome governista imaginado pelo alcaide Elinaldo não se confirmou. Antecipação em mais de 30 dias da data prevista para o anúncio oficial, a procissão do padroeiro São Thomaz, mostra que a dinâmica da política exige experiência e compreensão da sempre necessária parcimônia no anúncio e definição de datas.
Martelo 9 Com um currículo de três gestões, mandato de deputado federal e ex-presidente da Conder, Tude não deve aposentar sua marca. Com sua desistência, a candidatura a vereadora da sua filha e atual secretária de cultura do município, Márcia Tude, volta ao mapa da sucessão. Afinal, não existe mais quebra do acordo que impedia a dobradinha familiar no mesmo pleito. Tendência, dizem tudistas, é carimbar a filha como sua herdeira política.
Martelo 10 Com a definição do nome governista, a oposição não perdeu tempo e acabou com as dúvidas de parte do eleitorado sobre qual Caetano iria disputar a sucessão do alcaide Elinaldo. O petista Luiz Caetano, três vezes gestor do município (1986/1988, 2005/2008 e 2009/2012), foi aclamado como o nome na disputa pelo comando da milionária e problemática Camaçari, a partir de 2025. Anúncio, que descartou de vez o nome da sua esposa, a deputada federal Ivoneide Caetano, aconteceu no sábado (18), durante a plenária do PT no município.
Martelo 11 O atual secretário de relações institucionais do estado, falava, se movimentava, e sempre tido como o melhor candidato para enfrentar o nome governista, deixa o cargo antes de 6 de abril, seis meses antes do pleito, como manda a legislação. Mas, a depender da temperatura em Camaçari, prazo de desincompatibilização da Serin pode acontecer antes.
Reforço O marqueteiro, publicitário e jornalista, Geraldo Honorato comanda no próximo sábado (25) um programa de treinamento para políticos e candidatos nas próximas eleições. O “Confirma – Marketing Digital Eleitoral” contará com a participação de profissionais das áreas de produção audiovisual, criação de jingles, fotografia e de podcast. O curso acontece das 8h às 18h, no hotel Cambuci, em Camaçari. Inscrições no link https://www.sympla.com.br/evento/confirma-marketing-politico-digital/2219304
João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor
13/11/2023 Fechamento: 11h20
Todas as Colunas
Instagram Joao leite
You Tube joao leite