Busca:

  Notícia
 
Denúncias de agressão à mulher superam os 105 mil registros


As denúncias de violência foram registradas pelos sistemas Ligue 180 e do Disque 100

O país registrou 105.821 denúncias de violência contra a mulher no ano passado, segundo relatório divulgado pelo governo federal, com base nos serviços de denúncia Ligue 180 e do Disque 100. Segundo a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que provocaram aumento da violência doméstica contra as mulheres no Brasil em 2020.


O governo informou ainda que a maioria das denúncias tem como vítimas mulheres declaradas como de cor parda de 35 a 39 anos. O perfil médio da mulher vítima de violência doméstica inclui ensino médio completo e renda de até um salário mínimo.  As denúncias de violências contra a mulher, de acordo com o ministério, representam cerca de 30% de todas as denúncias realizadas no Disque 100 e no Ligue 180 em 2020.,


De acordo com a ministra, houve aumento também nas ocorrências registradas por delegacias virtuais. Na avaliação de Damares, não há muito o que comemorar no Dia Internacional da Mulher, nesta segunda. A ministra afirma que o momento é de "reflexão".


Segundo o governo, de acordo com a Lei Maria da Penha, esse tipo de violência é caracterizado por ação ou omissão que causem morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico da mulher. Ainda estão na lista danos morais ou patrimoniais a mulheres.


A denúncia pode ser feita pleos canais Disque 100, Ligue 180, Mensagem pelo WhatsApp no número (61) 99656-5008, Telegram, no canal "Direitoshumanosbrasilbot", Site da Ouvidoria do Ministério, Aplicativo "Direitos Humanos Brasil" (para iOS e Android. O aplicativo, assim como os apps de troca de mensagem mais populares, permite o envio de fotos, vídeos e áudios. Também há um atendimento aos surdos por meio de chamada de vídeo, em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Mais Notícias

STF anula julgamento e torna Lula apto a disputar eleição de 2022
Seis por meia dúzia
Camaçari registra 16 óbitos e 67 novos casos de Covid em 24h
Pandemia restringe a entrada de brasileiros a apenas 8 países
Estudo diz que Brasil descuidou e virou epicentro da Covid
Bahia registra queda na atividade turística em fevereiro
Deserdados, Órfãos da Terra
Prazo para pagar IPTU com desconto termina terça-feira
TCU livra Lula e Dilma e condena Gabrielli por compra de refinaria
Camaçari registra 6 óbitos e 95 novos casos de Covid em 24h


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2021 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL