Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 17 de outubro 2018


Lâmina  Independente do resultado da eleição presidencial do dia 28, o 1º escalão e cargos chaves do governo de Camaçari terão novos titulares, provavelmente já no começo de novembro.  A Coluna apurou que lista das substituições é encabeçada pela titular da secretaria de desenvolvimento social e cidadania (Sedes). 


Lâmina 2  Atualmente comandada por Ilay Ellery, 3ª secretária nesses quase 2 anos de gestão, a Sedes segue patinando na execução das políticas públicas de assistência social. Tradição de quase nenhuma eficiência vem desde a gestão Luiz Caetano (PT), seguiu reforçada para pior no opaco governo Ademar Delgado, ex-petista e hoje sem partido. Pasta conhecida pelo histórico de poucos avanços tem raiz mais profunda com capilaridade em boa parte de sua equipe técnica. 


Lâmina 3  A doutora Joselene  Cardim, comandante da secretaria de infraestrutura (Seinfra), é outro nome com alta cotação. Os Brunos, o Garrido, da Controladoria; e o Nova, titular da Procuradoria, também aparecem bem próximos da degola.


Lâmina 4 Quem deve se beneficiar desse processo de mudança, que pode atingir outras estruturas, é o vice-prefeito José Tude (DEM). Derrotado nas urnas de outubro na sua pretensão de  assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, o também 3 vezes prefeito de Camaçari caminha para receber um up-grade político com  cargo de mando na máquina municipal. Conta do alcadide Elinaldo visa cacifar seu aliado, fortalecendo assim seu grupo para a disputa de 2020. 


Combate  Se depender da ala mais aguerrida do DEM e de outros setores da política antipetista de Camaçari, o candidato Bolsonaro  sai vencedor no município. Mas, virar o jogo será missão hercúlea. Mesmo se declarando eleitor do capitão no 2º turno, o demista segue alojado em cima do muro. Fontes ouvidas pela Coluna acreditam que a virada  com a quebra da diferença de quase 24 mil votos pró-Haddad, pelos números do 1º turno, não é difícil, mas pode acontecer caso o alcaide Elinaldo vista a camisa e bote sua tropa na rua.


Combate  2 Quem segue firme e com apoio crescente ao candidato a presidente Jair Bolsonaro, é o vereador Oziel Araújo (PSDB). Presidente do Legislativo e evangélico da Assembleia de Deus, o tucano não quis saber de muro e botou o bloco na rua com propaganda do candidato do PSL casada com sua marca.


Combate 3  Os números até ajudam nesse sonho new bolsonarista. Das cidades da Grande Salvador, Camaçari foi a que registrou a menor  diferença de votos  entre Haddad e Bolsonaro. No 1º turno o candidato petista somou quase 62 mil votos (49,34%), enquanto Bolsonaro reuniu  pouco mais de 38 mil apoios (30,63%).


Combate 4 A grande vitória do petista foi dada pelos eleitores de  Candeias, onde Haddad somou 71,21% dos votos contra  13,28% de Bolsonaro. Mata de São João veio em seguida com o placar 65,80% X 19,04%. Na vizinha Dias D’Avila o escore foi 60,23% X 21,56%. Em Simões Filho a diferença foi de 58,61% X 24,17%. Na capital comandada pelo alcaide ACM Neto o placar foi 47,75% X 27,81%.   


Combate 5  Do outro lado da trincheira, a empolgação da tropa de Haddad no município anda meio ressabiada com os números finais do 1º turno, levantamentos de intensão de voto exibidos nas recentes pesquisas, e dos apoios imaginados que não se confirmaram nesse 2º turno. As redes sociais é o maior termômetro desse desânimo com o esfriamento das postagens.


Combate 6  Reanimar o batalhão é missão para o ex-prefeito e deputado federal reeleito, Luiz Caetano. Experiente e acostumado com jogo, o petista, mesmo ocupado com outras demandas mais urgentes, sabe que vai precisar manter a tropa acordada e de prontidão. O 2020 é logo alí.


Caminhos  O 17º Simpósio Espírita de Camaçari acontece neste final de semana no plenário da Câmara de Vereadores de Camaçari. Com entrada livre e palestras sempre a partir das 18h30, encontro será aberto na sexta-feira (19) pela especialista Sara Andrade que vai falar sobre ‘Educação para paz e espiritualidade’. No sábado (20) o espírita e psicoterapeuta Roberto Bezerra aborda o tema ‘A pacificação dos sentimentos e valores’. Encontro será encerrado no domingo (21), com a nutricionista e representante da Mansão do Caminho, Márcia Verbena, que vai falar sobre ‘Mudando consciências para mudar o mundo’.


Confira todas as Colunas acessando o link  http://www.camacariagora.com.br/camacari.php 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


17/10/2018

Mais Notícias

Colunistas Diego Copque
MP terá poder para abrir e conduzir investigações criminais
Estátua de Daniel Alves será retirada de praça de Juazeiro
Coronel critica Lula por suspender desoneração com ação no STF
Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL