Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 29 setembro 2018


Tensão  Apesar da imagem de otimismo e aparente alto astral, o deputado federal Luiz Caetano (PT) enfrenta dias de tensão e expectativa com o julgamento  que pode ser tudo na sua carreira política. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decide, provavelmente na sessão de segunda-feira (1/10), a ação que pede o seu enquadramento na Lei da Ficha Limpa. Como mostrou o Camaçari Agora (Confira), com a derrubada da liminar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), a inelegibilidade do petista volta a ser discutida pelo TRE.


Tensão 2 Em conversa com o editor do Camaçarico, durante o desfile  de 28 de Setembro, o petista  se mostrou otimista e disse estar tranquilo sobre o resultado no TRE. Lembrou que não houve desvio de dinheiro público na ação que originou o pedido do Minsitério Público, pela contratação, sem licitação, em 2007, da Fundação Humanidade Amiga (Fhunami), para a fabricação de  fardamentos e material escolar. Mesmo confiante, Caetano evitou apostar num placar a seu favor.


Tensão 3 Confirmada sua expectativa, campanha segue em crescimento e surfando na onda impulsionada pela popularidade do governador e candidato a reeleição Rui Costa, e pelo também companheiro de partido e escolhido por Lula, o presidenciável Fernando Haddad. O petista, que desconversa falando até em ministério no governo Haddad, prefere o silêncio sobre a expectativa de ocupar uma secretaria no governo do estado, ficando assim mais próximo do projeto de retomar o poder em Camaçari, a partir de 2021.  


Tensão 4 Mas, um resultado negativo pode derrubar de vez Caetano da prancha. Mesmo que a maioria dos 7 juizes do TRE decida pelo cancelamento do registro da sua candidatura, o nome do candidato vai aparecer na urna, o eleitor poderá votar, mas seus votos não serão computados nem divulgados. Vai para o buraco negro até decisão final. Em caso de derrota na corte baiana o caminho será recorrer a instâncias superiores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e até ao Supremo Tribunal Federal (STF).


Tensão 5 Resultado desfavorável no TRE pode ser crucial para a sua manutenção saudável e fortalecida no jogo eleitoral. Resultado de segunda-feira, portanto a 5 dias do pleito, mesmo desfeito mais adiante com uma vitória em instância superior, gera uma onda de desconstrução da candidatura que pode tirar preciosos votos do petista. 


Tensão 6 Com a máquina municipal na mão e sangue no olho, adversários do petistas prometem uma grande campanha de 'esclarecimento' sobre jogar o voto  no lixo, votando num candidato ficha suja, dizem fontes anticaetanistas ouvidas pela Coluna. Longe dos 120 mil votos, a maior votação entre os oposicionistas para a Câmara Federal, na última eleição de deputado federal, o 3 vezes prefeito de Camaçari já trabalha com um teto de 90 mil votos, segundo fontes petistas. Em recente entrevista à Coluna, o deputado disse que estaria satisfeito se repetisse os 36 mil apoios que recebeu nas urnas de 2014.


Tensão 7 Mas, adversários e até gente próxima do petista, fazem contas mais magras. Acreditam que votação na sua cidade e principal reduto eleitoral fica entre 20 mil e 30 mil votos. No grupo dos otimistas, a votação de Caetano pode ser igual ou superior aos 44 mil somados na disputa para pefeito em 2016, quando perdeu pela diferença de pouco mais de 29 mil votos para o atual alcaide, o demista Antonio Elinaldo.

Plus O peso da máquina municipal foi decisivo para  garantir um volume maior de apoiadores do time azul, sexta-feira (29), durante  os festejos de 260 anos de Camaçari. O time vermelho, puxado pelo ex-prefeito e candidato a reeleição, deputado federal Luiz Caetano (PT) ficou longe da força que exibiu  durante caminhada com o governador Rui Costa, exatos 7 dias antes. Mesmo assim segue com vantagem se o ranking for atividade de campanha isolada. 


Ordem unida  Felizmente, a PM se comportou como esperado e conseguiu manter sob controle os 'brigões' e 'badernistas' militantes de todas as matizes, como gostava de chamar o simbólico prefeito Odorico Paraguaçu. Sob o comando do coronel Marcelo Brum, chefe do 12º Batalhão, tropa impediu que os equívocos de Vila de Abrantes se repetissem.


Degola Diferente dos petistas e comunistras, que exibiam orgulhosos seu candidatos a presidente e governador, e o seu eterno ídolo, o ex-presidenbte Lula, o time governista seguiu apostando apenas nos seus candidatos a estadual, federal e governador. Os postulantes ao Senado, Irmão Lázaro (PSC) e Jutahy Magalhães (PSDB), e o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) sequer tiveram direito a foto na propaganda  do time azul.


Simbólico O alcaide Elinaldo mostrou que continua disposto e em condições de briga. Impulsionado pelas obras que vem fazendo na cidade e a sua consequente melhoria na imagem de gestor, apesar do pífio tratamento da sua imagem, Elinaldo resolveu mostrar que não perdeu a capacidade de enfrentamento. Sem tirar o paletó e a gravatra, colocou as luvas e ensaiou 'jabs' com alunos de uma academia boxe que desfilava no aniversário da cidade. Não satisfeito com a intimidade das luvas, nascida com as aulas dos mestres Claudio e Zinho, o alcaide pulou para a roda de capoeira, onde 'gingou', deu 'meia lua' e até deu 'au'. 


Confira todas as Colunas acessando o link  http://www.camacariagora.com.br/camacari.php 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


29/9/2018

Mais Notícias

Colunistas Diego Copque
MP terá poder para abrir e conduzir investigações criminais
Estátua de Daniel Alves será retirada de praça de Juazeiro
Coronel critica Lula por suspender desoneração com ação no STF
Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL