Busca:

  Notícia
 
Brasileiro não tem hábito de comer frutas, diz pesquisa

Mesmo com o título de 3º maior produtor de frutas do mundo, apenas 40% dos brasileiros comem frutas diariamente. De acordo com  pesquisa Datafolha realizada em julho  deste ano com 2.089 pessoas em 148 municípios brasileiros,  os moradores do Sudeste com maior escolaridade e pertencentes às classes A e B são os que mais consomem frutas.  O Brasil continua longe do  consumo diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde de 400 gramas ou 5 porções por dia.


Segundo a pesquisa,  os homens consomem menos frutas, verduras e legumes que as mulheres, com a proporção de 35%  contra 42% (frutas),   42% e 48% ( verduras), legumes: 38% e 44%. Em relação à escolaridade, a ingestão diária de frutas e hortaliças é menos frequente entre os que têm ensino fundamental e médio –37% e 35%, respectivamente. Já  com os entrevistados com ensino superior sobe para 50%.


A pesquisa também mapeou os fatores levados em conta na hora da compra. No geral, o preço não é determinante. O gosto vem em primeiro lugar: 31% dos entrevistados consideram a preferência por determinada fruta, legume ou verdura. Em seguida, vem a sazonalidade, mencionada por 17% das pessoas. Empatados em 3º lugar, com 14% cada, estão a aparência e o preço. O modo de produção dos alimentos - cultura convencional ou orgânica, por exemplo, influencia na decisão de apenas 4% dos consumidores.


Encomendada pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) pesquisa buscou  desvendar o comportamento do consumidor em relação a esses alimentos, conta Adriana Brondani, diretora científica do programa Hortifruti Saber & Saúde e coordenadora da pesquisa. Segundo ela, já se sabia que o país consumia menos da metade da Europa: segundo o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), o consumo per capita no Brasil é de 57 kg/ano, enquanto o da Espanha é de 120 kg/ano, o da França, 114,8kg/ano, o da Itália, 114 kg/ano, e o da Alemanha, 112 kg/ano. De acordo com dados da FreshFel, associação européia de produtos frescos, a média européia é de 129 kg de frutas e hortaliças por ano. A recomendação da OMS é de 146 kg ao ano.

Mais Notícias

Presidente do TJ-Bahia agora é Cidadã Camaçariense
Depoimento de ex-sócio complica o ex-gerente da Transpetro
Salvador é uma das campeãs em violência contra a mulher
Helder nega irregularidade apontada pelo Ministério Público
Celulares irregulares serão bloqueados pela a partir de 2018
Aumento na arrecadação de impostos melhora contas do governo
Justiça italiana condena Robinho a 9 anos de prisão por estupro
Pesquisa mostra crescimento na aceitação de Luciano Huck
Camaçarico 23 de novembro 2017
MP pede o bloqueio de R$ 3 milhões dos bens de Helder


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2017 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL