Com o tema "‘Eu sou o 2 de Julho” , a Bahia comemora nesta quarta-feira o 2 de Julho, sua data maior com o tradicional desfile do Caboclo e da Cabocla, pelas ruas do centro de capital baiana.
A programação dos 202 anos das lutas pela independência do Brasil na Bahia começaram na segunda-feira (30/6), com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, seguindo para Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho. A outra tocha cívica saiu de Mata de São João, passou por Dias DÀvila, Camaçari e Lauro de Freitas. O destino ao bairro de Pirajá, em Salvador, conduzido pelos soldados do Exército e atletas baianos.
Ato nesta terça-feira (1º), se encerra com o acendimento da Pira, no Largo de Pirajá, o hasteamento das bandeiras por autoridades e a colocação de flores no túmulo do General Labatut.
No dia 2 de julho (segunda), ápice das comemorações, uma alvorada com queima de fogos na Lapinha, às 6h, abre a programação da data. Às 7h30, será realizado o hasteamento das bandeiras. Em seguida, acontece a colocação de flores no monumento ao General Labatut, e o início do desfile dos carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla.
Na 1ª etapa o cortejo segue pelas ruas dos bairros da Liberdade, Santo Antônio Além do Carmo, Pelourinho praça da Sé. À tarde, o desfile segue pela Avenida Sete de Setembro em direção ao Largo Dois de Julho (Campo Grande).
As celebrações serão encerradas às 18h30 do dia 5 de julho, com a volta dos Carros Emblemáticos do caboclo e da Cabocla à Lapinha. O ato contará com a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, fanfarras e grupos culturais.
Confira a programação completa
02/07 (quarta-feira)
6h – Alvorada com queima de fogos, no Largo da Lapinha;
8h – Cerimônias cívicas: hasteamento das bandeiras por autoridades, com execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
9h – Início do Desfile Cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras municipais, estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, filarmónicas estaduais e grupos populares.
Concurso de fachadas decoradas no percurso compreendido entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus.
Homenagem aos Heróis da Independência – breve parada em frente ao Convento da Soledade.
Homenagem da Ordem Terceira do Carmo – breve parada em frente a Ordem para pronunciamento de um membro da Instituição.
Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – breve parada em frente à Igreja.
11h30 – Recolhimento dos carros emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.
13h – Concentração do Cortejo Cívico
13h30 – Início do Desfile Cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, fanfarras municipais e estaduais. Breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
15h – Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval.
16h – Cerimônias Cívicas no Campo Grande: chegada dos carros dos Caboclos; hasteamento das bandeiras por autoridades; execução do Hino Nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército e Aeronáutica; colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes; acendimento da pira do Fogo Simbólico pelo mestre de capoeira Tonho Matéria; execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/BA com acompanhamento da Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar da Bahia.
17h30 às 21h30 – Encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas.
03/07 (quinta-feira)
18h – Apresentação do Coral da Cidade do Salvador, no Palco Campo Grande;
19h – Baile da Independência com Orquestra do Maestro Fred Dantas e convidados, no Palco Campo Grande.
04/07 (sexta-feira)
19h – Show do cantor Gerônimo e convidados, no Palco Campo Grande;
05/07 (sábado)
9h – Inauguração da placa em homenagem aos ancestrais de São João do Cabrito/Plataforma;
18h – Volta da Cabocla – retorno dos carros dos Caboclos do Campo Grande para o Pavilhão da Lapinha com a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô.
De 11 a 13/07
Festa de Labatut, no final de Linha de Pirajá
12/07 (sábado)
8h – 3º Festival de Fanfarras e Balizadores, na avenida Sete de Setembro.
13/07 (domingo)
8h – Missa na Igreja de São Bartolomeu, Pirajá.