Busca:

  Notícia
 
Coluna Camaçarico 29 de julho 2024


Filtro A escolha de Dea Santos para a vice de Caetano não foi uma equação fácil. Fora do radar, apesar de ter sido lembrada há cerca de dois meses, a ex-Republicanos e recém filiada ao PSB tinha como nomes concorrentes mais fortes a educadora Adriana Marcele e a Pastora Anita, ambas do PSD. Indefinição foi mostrada  pelo Camaçarico (Confira). Na mira do petista para sua vice aparecia como preferencial um nome do  Republicanos. Partido ligado à Igreja Universal só foi descartado na prorrogação, com a pressão do grupo do alcaide Salvador, Bruno Reis (União), candidato a reeleição com ampla margem de vantagem sobre a soma dos adversários.


Filtro 2 Mesmo com sinalização de preferência da deputada federal e esposa de Caetano, a advogada Ivoneide, a educadora Adriana terminou perdendo a batalha. Segundo apurou a Coluna, risco de possíveis perdas de votos devido a dificuldade da candidata em ampliar no segmento evangélico, onde Caetano busca conquistar preciosos votos, ajudou na opção por Dea Santos, dentro do desenho preferencial mostrado pelas pesquisas: mulher, negra e evangélica.    


Tabuleiro Fechou o leque das três candidaturas a prefeito de Camaçari com a convenção do MDB, domingo (28). O empresário e radialista Oswaldinho Marcolino confirmou seu nome e do vice, Nal Coutinho. A convenção, na sede do partido, também sacramentou os 24 nomes a vereador: 16 homens e 8 mulheres.


Tabuleiro 2 No sábado foi a vez do petista Caetano oficializar seu nome e da vice Dea Santos (PSB) e seus 126 candidatos a vereador. Batizada de “Coligação da Mudança” conjunto de partidos tem além do PT, unido em federação com o PV e o PCdoB, o PSB, o PSD, o Avante e o Solidariedade, o apoio na majoritária do PSOL. As duas legendas somadas  terão 6 candidatos: duas mulheres e um homem pela Rede, e  dois homens e uma mulher pelo PSOL.


Tabuleiro 3  O time de partidos da chapa Flavio/Angelica, formado pelo União Brasil, PP, PL PSDB, PRD e Republicanos, vai para as urnas com 144 candidatos, sendo 96 homens e 48 mulheres.


Tabuleiro 4 O primeiro a realizar convenção foi o Novo. Ato no dia 20 oficializou o servidor Cleiton Pereira na cabeça e o dentista Rodrigo Mascarenhas na vice. Partido que começa a se estruturar no município, terá dois candidatos a vereador: Joelma do Social e Vanderlei do Algarobas. 


Tabuleiro 5 Mesmo com todo salamaleque, durante a convenção de sábado (27), o deputado estadual Junior Muniz (PT) segue no purgatório do grupo caetanista. Apareceu, fez juras, mas sabe que não terá mais o espaço que contou para a sua reeleição em 2022. Pai de Tarssila Muniz, a dirigente do Agir, que anda de namoro com o grupo de ACM Neto (União), Muniz pode fazer aposta maior em 2026, com uma candidatura a federal. Confirmado o projeto, amplia o fosso com a disputa com Ivoneide Caetano (PT).


Tabuleiro 6 Na vaga de deputado estadual do grupo caetanista, o nome na cabeça da lista é o do vereador Tagner Cerqueira. Com reeleição garantida nas contas dos petistas, o jovem político é apontado como o futuro presidente do Legislativo em caso de vitória de Caetano. Nada mal comandar um orçamento de mais de R$ 160 milhões, justamente no biênio (2025/2026) que fecha com o pleito definidor dos 63 deputados estaduais, dos 39 federais e dos dois senadores.  


Tabuleiro 7 O produtor cultural e histórico militante petista, Bispo da Cultura, ficou fora da lista dos 24 candidatos a vereador na aliança entre seu partido, o PV e o PCdoB. Mesmo decepcionado com chefe Caetano, que optou por pela candidatura do cantor Juliano Nunes, com amplo espaço entre jovens e na turma da cultura, Bispo não vai passar atestado, munição para a oposição.


Tabuleiro  8 Reconhecido pelos próprios aliados como candidato com eleição difícil, o articulado e  queridio Bispo não ficou de todo fora do processo. Emplacou a esposa Selma como candidata, importante reforço na cota de mulheres da federação formada pelos três partidos.


Chá de alecrim Durante seu discurso, sábado, na convenção que sacramentou a chapa Caetano/Dea para a sucessão  em Camaçari, o senador, ex-governador da Bahia e líder do governo Lula, Jaques Wagner, se atrapalhou nas contas e engoliu três anos de gestão do companheiro. Citou os 8 anos, período 2005/2012 de experiência do petista no comando de Camaçari. Esqueceu os três anos (1986/1988) da primeira gestão de Caetano, conhecida pelo slogam ´O povo no poder`.


Verde A juventude do PT de Camaçari segue inventando moda e tropeçando no conceito. A última foi a comparação da vice-presidente dos Estados Unidos, a democrata Kamala Harris, com a vice de Caetano, Dea Santos (PSB). Lá, a americana substitui Joe Biden, atual presidente e sem condições de saúde para seguir na disputa pela reeleição e no enfrentamento do republicano Donald Trump.


Verde 2 Aqui, Dea Santos, com beleza incomparável à americana, é candidata a vice, e não veio para substituir Luiz Caetano, que disputa o quarto mandato de alcaide. O petista, que completa 70 anos a exatos 13 dias do pleito de 6 de outubro, segue sem exibir sinais de problemas de saúde física ou mental.


Espelho No quesito beleza, a vice de Flavio Matos (União), a vereadora Professora Angélica (PP), não fica atrás.  Nessa ´eleição`a Coluna aposta no empate técnico. 


Profissional A comunicação de Camaçari perde o um grande profissional. Amigo, solidário e dedicado, Klenio Kirk, 62 anos, que também era professor da rede pública, faleceu no domingo (28). Deixa esposa, três filhos.


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


29/07/2024 Fechamento: 18h02


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite

Mais Notícias

Camaçari aplica vacina contra a Covid-19 em 30 postos de saúde
Adelmo Borges no Colunistas: Sem padres, freiras e santos
Chico Ribeiro Neto no Colunistas: Piada boa e imaginação
Ong Rio Limpo amplia debate sobre bacias hidrográficas na RMS
Tarifa de energia fica 4 vezes acima da inflação e impacta nos preços dos alimentos
Brasil bate novo recorde de produção de petróleo
José Américo Moreira no Colunistas: Lula e a retribuição do PT
Supercomputador coloca Palmeiras e Fluminense longe do título
BYD inicia montagem de veículos de teste na sua fábrica de Camaçari
Bahia festeja Independência com desfile dos Caboclos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL