Busca:

  Notícia
 
Coluna Camaçarico 23 de julho 2024



Reta final O ex-alcaide e candidato ao quarto mandato de gestor de Camaçari, Luiz Caetano (PT), segue sem anunciar o nome para a vice na sua chapa que será  sacramentada em convenção no próximo sábado (27), no Clube Social.


Reta final 2 Até o fechamento da Coluna, o nome ainda era mistério para o grupo caetanista. Segundo apurou o Camaçarico, o petista busca um nome novo e dentro da atual base do adversário, o vereador e presidente do Legislativo Flavio Matos (União). Nessa aposta, já ficaram para trás o Republicanos, ligado à Igreja Universal, e o PP.


Reta final 3 Com o ´plano A` inviável, restou ao petista aplicar o ´plano B`. Lista já conhecida e até engordada, como mostrou a Coluna (Confira) se afunilou nos últimos dias e voltou a crescer. Segundo a última atualização, escolha gira e torno dos nomes da educadora Adriane Marcele e da pastora Anita, ambas do PSD. Também não podem deixar de ser incluidos nessa conta os dirigentes do PSD, o médico, ex- vereador e ex-secretário de saúde, Vital Sampaio, tido como o nome do senador Otto Alencar, chefão da legenda. Outro nome, esse com madrinha, é de Fátima Trabiuco, dirigente  municipal do PSB e  queridinha da deputada federall Lídice da Mata, principal liderança do partido no estado. Hábil e paciente, Caetano pode surpreender. Espera deve durar até sexta-feira, véspera das convenções dos partidos da sua base quando anuncia o nome que será  sacramentado no grande encontro de sábado (27), no Clube Social. 


Calibre  Camaçari, conhecida como sede de um dos maiores complexos industriais integrados do  planeta, é  mais uma vez destaque negativo com reflexos no mapa mundial dos negócios. Aparece entre as quatro cidades mais violentas do Brasil, com taxa de 82,1 assassinatos por cada 100 mil habitantes. Levantamento da Coluna registrou 202 assassinatos no ano de 2022, o terceiro mais alto desde 2017. Nesses seis anos o ano de 2022 só perdeu para 2021, com 216 assassinatos, e o recordista  ano de 2017 com  249 assassinatos.


Calibre 2 Estudo com dados de 2022, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, conta as mortes violentas intencionais nas cidades com população acima dos 100 mil moradores. Lista inclui homicídios dolosos (incluindo feminicídios), lesões corporais que terminam com a morte da vítima, latrocínios, mortes de policiais e assassinatos cometidos por policiais.


Justíssimo O governador Jerônimo Rodrigues (PT) precisa resgatar uma velha dívida com a memória da segurança pública da Bahia. Pouca gente sabe, mas o complexo policial formado pela Delegacia da Mulher e a 18ª CP, na sede de Camaçari, tem nome e homenageia em decreto do governador Waldir Pires o ex-delegado Antonio Pereira de Matos (1903/1959).


Justíssimo 2 Professor da Direito da UFBA nos anos 1950, o delegado Matos, como era tratado também foi professor das escolas das polícias Militar e Civil. Autor de várias publicações sobre estatísticas policiais, manual de polícia e legislação penal, o delegado Antonio Matos foi secretário interino da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e por duas vezes delegado auxiliar, que hoje seria o ´02` na hierarquia da SSP.  


Partitura rasurada Representante da Filarmônica 28 de Setembro contesta informação postada na Coluna (Confira), que cobra mais apoio ao grupo musical com 33 primaveras completadas no último mês de abril. Em ´Nota de esclarecimento`, postada na sua página nas redes sociais, e reproduzida ao lado, a entidade fala em “informações incorretas”, diz não conhecer o “suposto repórter”, muito menos saber da existência do site que tantas notas postou cobrando justamente o apoio da prefeitura de Camaçari ao importante trabalho da Filarmônica 28 de Setembro.


Partitura rasurada 2 Não satisfeito com a nota pública, grupo que atualmente lidera as ações da entidade envia correspondência ao editor. Assinados por Eduardo Pereira, que se apresenta como “Representante da Filarmônica”, e-mails pedem a retirada da postagem, fazem ameaças com a adoção de medidas judiciais. Prossegue na sua tentativa de censura, crime previsto na Constituição Federal, ao avançar até sobre o direito de sigilo da profissão, quando solicita a identificação das “fontes de informação utilizadas na elaboração da referida matéria”, como se não fosse possível constatar a olho nu as dificuldades do grupo musical.


Partitura rasurada 3 Afinal, o que mudou? A entidade ganhou a sede prometida pelo atual alcaide, ainda na sua primeira gestão?  Está com os instrumentos renovados e novo fardamento? E o cachê de pouco mais de R$ 100 reais por apresentação, só maior que o valor pago a seguradores de bandeira e panfleteiros da política, é digno para remunerar o trabalho artístico dos cerca de 30 profissionais da Filarmônica 28 de Setembro?


23/07/2024 Fechamento:12h30 


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite

Mais Notícias

Waldeck Ornélas no Colunistas: A importância do São Francisco
Queimadas na Amazônia Ocidental transformam a região na mais poluída do planeta
Brasil deve subir para a oitava posição no ranking das maiores economias do mundo
Vini Jr. é o único brasileiro na disputa pela Bola de Ouro
Adelmo Borges no Colunistas: O quadro eleitoral em Camaçari
Anderson Santos no Colunistas: Camaçari e o futuro da cidade
Coluna Camaçarico 3 de setembro de 2024
PIB do Brasil segue em crescimento e avança 1,4% no trimestre abril/junho
P&A mostra que Caetano segue com vantagem sobre Flavio
Flavio diz que Caetano mente ao falar do Hospital da Mulher


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL