As vendas dos shoppings do Brasil em 2023 bateram recordes registrando o maior valor da história, com faturamento de R$ 194,7 bilhões. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o montante representa elevação de 1,5% na comparação com 2022, quando registrou R$ 191,8 bilhões.
Ainda de acordo com a Abrasce, que congrega 639 shoppings em todo o país, e gera mais de 1 milhão de empregos, o faturamento do setor no ano passado também superou em 1% a desempenho de 2019, último ano antes da chegada da pandemia.
No ano passado o Brasil ganhou 5 novos shoppins. Essa expansão representa um total de 17,8 milhões de metros quadrados. O número de lojas também cresceu e chegou a 121 mil, um acréscimo de 4,5% na comparação com 2022 (ganho de 115 mil lojas). Com isso, a taxa de ocupação nos shoppings ao longo de 2023 alcançou 94,6%, uma leve melhora em relação a 2022 que teve taxa de 94,4%. A maior taxa de ocupação foi em 2019 ( 95,3%).