Amargo Camaçari pode aplicar mais uma semana de fechamento do comércio e atividades não essenciais. Depois de 3 semanas de suspensão, prevista para terminar na próxima segunda-feira (29), município deve seguir estratégia estadual, reforçada por Salvador, antecipando os feriados municipais para a próxima semana. Reunião com o governador e prefeitos para tratar do assunto está prevista para essa quarta-feira (23).
Amargo 2 Medida, que já vem sendo discutida em outros estado, é juntar os feriados nacionais: Sexta-feira Santa e 7 de setembro, os estaduais São João e 2 de Julho, com datas municipais como o aniversário de Camaçari, no 28 de setembro. Medida asseguraria menos atividades comerciais e consequente aglomeração nas ruas até o próximo 4 de abril.
Fato Continua sem explicação a denúncia sobre a desocupação de túmulos para abrir vagas no cemitério Jardim da Eternidade, o maior de Camaçari. No dia seguinte à nota do Camaçarico, que relatava o risco de saturação da necrópole localizada na sede do município (Confira), a situação de precariedade do cemitério ficou ainda mais exposta com gravações postadas nas redes sociais que mostravam a decisão da secretaria de serviços públicos (Sesp) de realizar de forma improvisada “exumações” de túmulos para dar lugar a novos sepultamentos.
Fato 2 O que a pasta da doutora Arlene Rocha não explica são as vozes do diretor de serviços da Sesp, Namucies Souza, e do coordenador de cemitérios, pastor Josenaldo. Identificados, inclusive nas gravações, os dirigentes falam em usar os coveiros numa “força tarefa” para selecionar “2 mil gavetas para serem abertas”.
Fato 3 No trecho de pouco mais de 4 minutos de gravação feita em fevereiro, fica claro que a Sesp estava montando um arranjo, bem ao estilo ´Odorico Paraguaçu`. Além de envolver uma série de questões legais e sanitárias, a medida mostra desrespeito com os mortos. Contratar uma empresa especializada nesse serviço de remoção de restos mortais, além de ser, o caminho correto, é a etapa seguinte à comunicação com definição de prazo às famílias sobre a remoção desses restos mortais.
Fato 4 Sem resposta para a grave denúncia dos coveiros, e mais uma vez tentando ignorar os fatos, a prefeitura usa o velho recurso para desmentir e camuflar seus equívocos, ao acusar a postagem, feita por supostos agentes de sepultamento, de fake news. Em nota postada no site do município, com o título “Sesp desmente fake news sobre exumações no Cemitério Jardim da Eternidade” a prefeitura nega que vá realizar cerca de “2.500 exumações”, e fala que o serviço “só irá ocorrer após a realização de um estudo técnico e a comunicação prévia com seus familiares”.
Fato 5 Mas, na mesma nota (Confira), a Sesp admite que a situação está complicada, como relatam o diretor e o coordenador, na gravação postada nas redes sociais, ao falar em Lei Federal que permite a “ exumação, necropsia, cremação e o manejo de cadáver, como medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus”.
Endêmica O Camaçari Agora publica nesta terça-feira (22), matéria sobre a criação de uma ferramenta online de georreferenciamento que facilita a vigilância de epidemias (Confira). Plataforma possibilita aos gestores da saúde rastrear surtos, distribuição de vacinas em diferentes níveis, como em um bairro e até mesmo em um edifício residencial. O sistema desenvolvido pelas universidades de São Paulo e do Chile está disponível gratuitamente.
Endêmica 2 O problema é a lista de pessoal comprometido para executar mais essa tarefa. Com uma equipe do enfrentamento pequena, tá na hora do doutor Natan esquecer a política e fazer valer a chamada gratificação SUS, que assegura 10% de gratificação no salário de todos os servidores da secretaria de saúde de Camaçari (Sesau).
Endêmica 3 Por falar em números e pessoal, a pasta segue enrolada com as contas da pandemia. Além de não conseguir cumprir uma rotina de horário para liberação do boletim diário sobre a Covid-19, a pasta ainda manda informação pela metade. Mesmo com o serviço de imunização encerrando às 16h, a Sesau não consegue incluir o número de vacinados no Boletim Covid-19 e precisa de uma comunicação extra.
Quarentena Quem anda quieta, com medo de errar, e terminar crucificada, é a oposição. Sem exemplos fora de Camaçari para usar como parâmetro, os antigovernistas, liderados pelo 3 vezes alcaide Luiz Caetano (PT), não apenas redobram os cuidados pessoais. Também, não arriscam no jogo imprevisível da Covid-19. Só observam e torcem.
Confira todas as Colunas acessando o link http://www.camacariagora.com.br/camacari.php
João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)
23/3/2021