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Grupo do chinês Chery admite interesse na Ford Camaçari

O fundador e proprietário do Grupo Caoa, que no Brasil  atua com a marca chinesa Chery,  Carlos Alberto de Oliveira Andrade, não descarta a possibilidade de  negociar a aquisição da fábrica da Ford em Camaçari (BA). De acordo com o site UOL, o empresário revelou que "sempre tem interesse em novos negócios", ressaltando que um eventual acordo com a montadora norte-americana, que acaba de anunciar o fim das operações de manufatura no Brasil, ainda depende de diversos fatores.


Ainda de acordo com o site, a Caoa  poderia  manter a produção dos modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport  a partir de um acordo  com a montadora americana.  A comercialização do Ka, Ka Sedan e EcoSport poderia ocorrer com alguns retoques visuais e a troca do emblema da Ford pelo da Caoa.  Essa prática de vender projetos de outras marcas com logotipo diferente não é novidade  e é chamada de "rebadging".


A Caoa Chery comercializou 20.089 veículos em 2020, enquanto os 3  modelos da Ford somaram 117 mil no mesmo período.


Outro fator é o conhecimento do empresário com a marca americana. Ele é o maior concessionário Ford do Brasil, com dez pontos de venda, com  presença na marca desde 1970.


O Grupo Caoa tem tradição de trabalhar com diferentes montadoras e culturas. Como importador, foi decisivo para consolidar a Renault e a Hyundai no Brasil. O grupo automotivo pertencente a Andrade também é o representante oficial da japonesa Subaru no País.


Outra possibilidade, aparentemente mais remota, seria utilizar a moderna fábrica baiana para produzir uma linha inédita de veículos nacionais da Caoa, sem associação direta com outras montadoras.

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