Busca:

  Notícia
 
Quase metade dos correntistas não sabe quanto paga de tarifa

Quase metade (49%) dos brasileiros que possuem conta bancária sabe dizer exatamente quanto paga em tarifas. Segundo pesquisa do Ibope Inteligência, brasileiro tem média 3,7 contas abertas, sendo que a mais popular é a conta poupança, com 79% de participação, seguida pela conta corrente (78%).  O levantamento encomenbdadop pelo C6 Bank ouviu 2.009 pessoas de todo o País.


Se por um lado ter mais de uma conta já não ajuda na hora de calcular quanto se gasta para mantê-las, por outro, as instituições podem criar empecilhos para que o cliente tenha clareza sobre os valores cobrados. “As instituições vão manter isso como letrinhas minúsculas nos contratos”, diz Rogério Nakata, planejador financeiro da Planejar. “Não vai estar estampado e será necessário gastar uns minutos para entender exatamente o que está pagando”. 


O Procon orienta os bancos a informarem tarifas e taxas nos contratos e sites de maneira “clara, ostensiva e adequada”, como prevê o Código do Consumidor. Mas nem sempre é o que acontece. Das 7.054 reclamações relacionadas a bancos registradas pelo Procon-SP no primeiro semestre, 2.762 foram sobre cobranças indevidas – o cliente não entendeu por que determinado serviço foi cobrado. 


Para Tony Perrela, analista do Ibope responsável pela pesquisa, a surpresa foi a quantidade de pessoas que dizem saber exatamente quanto pagam de taxas. “Imagino que o movimento de novos bancos e fintechs que batem na tecla da isenção de tarifas leve clientes de bancos tradicionais a ficarem mais atentos a essas cobranças”, diz. 


A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que reserva em seu site um espaço para que bancos divulguem suas taxas, afirma que tem como compromisso a adequação de tarifas ao uso do cliente. “É o que a gente chama de suitability: o banco deve oferecer pacotes de serviços que evitem que o cliente pague por algo que não usa e tenha gastos extras com operações que faz com mais frequência”, diz Amaury Oliva, diretor de Autorregulação da Febraban. Estadão

Mais Notícias

Justiça investiga 26 ex-governadores por corrupção
Viúvas de Brumadinho enfrentam dor, dificuldades e preconceito
Bolsonaro faz piada sobre sua relação agressiva com a imprensa
Morre aos 63 anos a professora Eunice Pereira
Caetano assume cargo na executiva nacional do PT
Erro na correção do Enem não altera inscrição para o Sisu
Novas regras não garantem fim dos candidatos laranjas nas eleições
Maioria defende demissão de servidor que não trabalha
Final de semana com festas em Abrantes e Monte Gordo
Aplicativo chinês avança e já ocupa o 2º lugar em downloads


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2020 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL