Busca:

  Notícia
 
Reprovação dos brasileiros aos parlamentares chega a 38%

Para 38% dos brasileiros, o desempenho dos senadores e deputados é "ruim ou péssimo". É o que mostra a  pesquisa do Datafolha, realizada entre 4 e 5 de julho. Em abril esse percentual era de 32%. Também na pesquisa de abril, 22% dos entrevistados avaliavam o desempenho dos senadores e deputados como ótimo ou bom. Esse foi o maior patamar já aferido em início de legislatura pelo instituto, que fez pesquisas semelhantes em 2007 e 2015). Agora, 16% acham "ótimo ou bom". 


Por fim, 42% consideram o Congresso regular (41% há três meses), enquanto 4% não souberam responder. O levantamento ouviu 2.860 pessoas com mais de 16 anos, em 130 cidades. 

Os números mostram que, quanto maior a escolaridade, maior é insatisfação com os congressistas. Avaliam o Congresso como ruim ou péssimo 32% dos entrevistados com ensino fundamental. Entre os que têm o superior, o índice é de 47%.

Também estão mais insatisfeitos os habitantes das grandes cidades: 43% dos moradores de municípios com mais de 500 mil habitantes consideram ruim o desempenho do Legislativo federal, contra 33% dos que moram nas de até 50 mil habitantes.

Entre as instituições avaliadas pelo Datafolha, o Congresso é a segunda em que os brasileiros menos confiam. Os que dizem confiar muito no Legislativo federal são 7%, e os que confiam um pouco, 46% -ante 8% e 49% em abril. A desconfiança nos partidos políticos é maior. Apenas 4% dos entrevistados dizem confiar muito nas siglas, e 36%, um pouco. Os que não confiam são 58%.

Mais Notícias

Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL