Busca:

  Notícia
 
Ex-dirigente da Vale diz que foi enganado e nada sabia


Fábio Schvartsman disse que não chegava à cúpula da Vale as informações sobre segurança

O presidente afastado da Vale, Fábio Schvartsman, afirmou durante a CPI de Brumadinho no Senad, que não existiam dados ou informações que indicassem risco nas barragens da mineradora antes do acidente em Brumadinho, Minas Gerais. Segundo o executivo, as áreas técnicas da empresa e as auditorias independentes contratadas atestavam que as barragens estavam seguras. 


Segundo Fábio Schvartsman, cada área ou localidade tem autonomia financeira e organizacional para gerir os negócios, e não chagava à cúpula da Vale qualquer informação sobre a falta de segurança das barragens. Ele disse que considera ter sido enganado pelos técnicos da empresa e da auditoria externa que não foram capazes de identificar e alertar os riscos.


As explicações do presidente afastado da Vale, durante sessão  na quinta-feira (28), irritaram os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito. A senadora Rose de Freiras, do Podemos capixaba, criticou o fato da empresa não encontrar os responsáveis pela tragédia.


Em abril de 2018, em entrevista ao site de notícias Valor Econômico, Fábio Schvartsman afirmou que a segurança das barragens era impecável, isso já depois da tragédia em Mariana, também em Minas. Nove meses após a declaração, a barragem de Brumadinho rompeu deixando 216 mortos e 88 desaparecidos, segundo dados da defesa civil mineira divulgados nessa quarta-feira (27). Agência Brasil

Mais Notícias

Colunistas Diego Copque
MP terá poder para abrir e conduzir investigações criminais
Estátua de Daniel Alves será retirada de praça de Juazeiro
Coronel critica Lula por suspender desoneração com ação no STF
Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL