Busca:

  Notícia
 
General diz que Dilma 'derreteu' o serviço de inteligência


Augusto Heleno assume o Gabinete de Segurança Institucional no lugar do também general Sérgio Etchegoyen

O general Augusto Heleno, novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), afirmou nesta quarta-feira (2) que o sistema de inteligência do governo foi "derretido" pela ex-presidente Dilma Rousseff, que deixou a Presidência em 2016 após sofrer impeachment. 


“Ele [sistema de inteligência] foi derretido pela senhora Rousseff, que não acreditava em inteligência”, criticou Heleno,  o novo responsável pela segurança do presidente e ações de inteligência e estratégia do governo. Segundo ele, o sistema de inteligência brasileiro foi recuperado na gestão de Sérgio Etchegoyen, antecessor dele no cargo.


Chefe da missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Augusto Heleno passou para a reserva do Exército em 2011, primeiro ano do governo Dilma. No mandato da petista, entretanto, ele atuou como diretor de comunicação e educação corporativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), órgão vinculado ao governo federal.


O Gabinete de Segurança Institucional comanda a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), responsável por fornecer ao presidente da República e aos integrantes do primeiro escalão análises estratégicas, como informações relativas à segurança do Estado, relações exteriores e defesa externa.


O novo ministro do GSI recebeu na manhã desta quarta o cargo do antecessor, o general Sérgio Etchegoyen, que comandou a pasta na gestão de Michel Temer. Na mesma cerimônia, também receberam os cargos os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral) e general Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo). Com informações do G1

Mais Notícias

MP terá poder para abrir e conduzir investigações criminais
Estátua de Daniel Alves será retirada de praça de Juazeiro
Coronel critica Lula por suspender desoneração com ação no STF
Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL