Busca:

  Notícia
 
Número de filhos reduz salário da mulher trabalhadora

A quantidade de filhos termina reduzindo o salário das mulheres. Uma brasileira com 3 ou mais filhos recebe até 40% menos que uma colega que não é mãe. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE. Levantamento feito pela consultoria IDados aponta que enquanto mulheres sem filhos ganham em média R$ 2.115 por mês, esse valor  cai 24% quando a trabalhadora tem o 1º filho. Se a família crescer e o número de crianças chegar a 3 ou mais, a queda no rendimento é de quase 40%.


Para diminuir distorções, o levantamento considerou trabalhadoras de 25 a 35 anos e casadas. Nesse grupo, as que têm filhos são a maioria no mercado de trabalho. No primeiro semestre, elas somavam 2,92 milhões de trabalhadoras, contra 1,36 milhão das que não são mães.


Quando aumenta o número de filhos, todas as questões que normalmente pesam para uma mulher vão se acumulando, diz o economista do Ibre/FGV e pesquisador do IDados, Bruno Ottoni. “Há desde problemas ligados ao preconceito, quando o chefe acha que ela vai se dedicar menos ao emprego, aos empregadores que não querem reorganizar a equipe para as mudanças que uma gravidez e filhos pequenos provocam.”


Ele cita, ainda, que grande parte do problema se deve à falta de políticas públicas pensadas para manter a mulher no mercado de trabalho. O Brasil terminou o ano de 2017 com menos da metade das crianças de zero a três anos matriculadas em creches em todos os Estados. Só 32,7% das que estão nessa faixa etária são atendidas, segundo o IBGE.


Uma pesquisa da consultoria LCA, também feita a partir de dados da Pnad, aponta que as mulheres eram a maioria entre os desalentados, os trabalhadores que desistiram de procurar por um novo emprego. Estadão

Mais Notícias

Colunistas Diego Copque
MP terá poder para abrir e conduzir investigações criminais
Estátua de Daniel Alves será retirada de praça de Juazeiro
Coronel critica Lula por suspender desoneração com ação no STF
Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL