Busca:

  Notícia
 
Desfile do 2 de Julho comemora 195 anos de independência


Caboclos representam a luta do povo baiano contra a tirania e opressão

Com o tema “Luta pela Paz” , a Bahia comemora na próxima segunda-feira o 2 de Julho, sua data maior com o tradicional desfile  do caboclo e da cabocla, pelas ruas do centro de  capital baiana.  A programação dos 195 anos das lutas pela independência do Brasil na Bahia tem início no próximo sábado (30/6), com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira. A tocha vai passar pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, com destino ao bairro de Pirajá, em Salvador, conduzido pelos soldados do Exército e atletas baianos.


O município de Cachoeira, ponto de partida da chama, teve extrema importância na luta pela libertação. Foi lá que ocorreu o rompimento com a Coroa Portuguesa, em 25 de junho de 1822, e se tornou o quartel-general das tropas libertadoras que lutaram na Bahia contra a esquadra de Portugal. 


No domingo (1º), os atos comemorativos começam às 16h, com a chegada do fogo simbólico ao bairro de Pirajá. No mesmo horário, haverá o acendimento da Pira, no Largo de Pirajá, o hasteamento das bandeiras por autoridades e a colocação de flores no túmulo do General Labatut.


No dia 2 de julho (segunda), ápice das comemorações, uma alvorada com queima de fogos na Lapinha, às 6h, abre a programação da data. Por conta do jogo do Brasil contra o México, desfile começa mais cedo. Às 6h30, tem inicio a celebração religiosa do Te Deum que, este ano, vai homenagear a arquiteta e historiadora Socorro Martinez, autora do livro "2 de Julho: a Festa é História".
Às 7h30, será realizado o hasteamento das bandeiras. Em seguida, acontece a colocação de flores no monumento ao General Labatut, e o início do desfile dos carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla. Na  1ª etapa o cortejo segue pelas ruas dos bairros da Liberdade, Santo Antônio Além do Carmo, Pelourinho praça da Sé. À tarde, o desfile segue pela Avenida Sete de Setembro em direção ao Largo Dois de Julho (Campo Grande). 


O 2 de Julho será celebrado também com diversas atrações culturais. Uma delas é o XXVI Encontro de Filarmônicas, sob regência do maestro Fred Dantas e que ocorrerá das 17h30 às 21h30 da segunda-feira (2), no Campo Grande. No mesmo local, na terça-feira (3), o público vai poder participar do Baile da Independência com a Orquestra do Maestro Fred Dantas, das 18h às 21h30.


As celebrações serão encerradas às 18h30 do dia 5 de julho, com a volta dos Carros Emblemáticos à Lapinha. O ato contará com a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, fanfarras e grupos culturais.

Mais Notícias

Colunistas Diego Copque
MP terá poder para abrir e conduzir investigações criminais
Estátua de Daniel Alves será retirada de praça de Juazeiro
Coronel critica Lula por suspender desoneração com ação no STF
Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL