Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 2 de maio 2018


Retardatária  As aulas no Campus da UFBA  de Camaçari não começam antes de meados de julho. O atraso, que pode entrara por agosto, tem dedo da prefeitura que não conseguiu concluir a licitação para escolha da empresa encarregada pelos serviços de reforma e adequação  dos andares superiores do Teatro Cidade do Saber, onde será  instalada toda a estrutura do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação. A previsão era de início das aulas na 2ª quinzena de maio, com o início do processo de  abertura de edital e seleção de alunos em abril.


Retardatária  2 Esse cronograma, segundo a  diretora ‘pro temporte’ do campus, a professora doutora  Valterlinda  Oliveira, tem como base a conclusão da licitação e o início das obras já neste mês de maio. Prazo dado pela prefeitura para execução dos serviços de reforma e adequação no prédio da Cidade do Saber para implantação provisória do campus da UFBA é de 30 dias. 


Retardatária  3 Numa 2ª etapa, já sob a responsabilidade da UFBA, serão instalados equipamentos  como laboratórios e biblioteca. Essa etapa, prevista para junho, depois do atraso na licitação, só pode ser iniciada com a conclusão dos serviços de responsabilidade da prefeitura de Camaçari, informa a direção do campus. 


Retardatária  4 Confirmado esse cronograma, a UFBA lança em meados de maio, começo de junho, o edital para seleção dos 100 alunos que terão cerca de uma semana para se inscreverem. A seleção será pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo de matrícula deve ocorrer imediatamente ao anúncio dos classificados.


Retardatária  5 Enquanto as obras não começam, a UFBA, que também anda atrasadinha, finaliza o processo de seleção dos 9 professores e número igual de servidores que responderão pelo funcionamento do campus de Camaçari nessa fase inicial. A 1ª fase do curso  terá 3 anos e  será realizada na  unidade da Cidade do Saber. A previsão é transferir em seguida para o espaço definitivo, no campus localizado na BA-512, onde  começa a 2ª fase com as formação em engenharia nas áreas de materiais, elétrica, de petróleo e gás, e automotiva. 


Retardatária  6 Não é apenas o processo de início das obras que está fora do prazo por recurso de uma das  construtoras que se sentiu prejudicada com o resultado da licitação iniciada no começo de fevereiro. Parte da estrutura da secretaria de educação (Seduc), que deveria ter deixado as salas da Cidade do Saber desde o mês passado, como apurou a Coluna, continuava alojada no prédio até a tarde de sexta-feira (27). Ouvidos sob a condição de anonimato, professores e servidores que trabalham nessas coordenações garantem que não sabem para onde irão.


Gargalos  Camaçari deve ganhar mais 3 passagens de veículos sobre a linha férrea que corta a região central da sede do município. Gleba E, 2 de Julho e Piaçaveira são os trechos apontados por estudos como necessários para desafogarem o cada vez mais  complicado trânsito de veículos. Com custo estimado em cerca de R$ 200 mil, as 3 novas travessias ampliam para 11 o número de cruzamentos na sede.


Aquecimento O vereador Binho do Dois de Julho (PCdoB) é o candidato a deputado estadual do partido em Camaçari. Com 2.112 votos, 6º no ranking geral entre os 21 eleitos em 2016, Binho fará dobradinha no municpipio com o presidente estadual da legenda, o deputado federal Daniel Almeida. Mesmo com pequenas chances de conquistar uma das 63 cadeiras da Asssembrlai Legislativa, o parlamentar de origem metalúrgica, sabe que colocar o nome é reforço na disputa pela reeleição em 2020. 


Aquecimento 2 Já na base petista, o nome escolhido deve ser o do também vereador Téo Ribeiro. Depois do vai-não-vai, legenda decidiu apresentar um 2º nome alternativo, tirando assim a exclusividade do deputado e candidato a reeleição Bira Coroa, já que a deputada Luiza Maia não disputa o 3º mandato. Com 2.031 votos no pleito passado, 8º na lista geral, Téo, assim como o companheiro de bancada oposicionista Binho, ganha palanque para fazer poupança eleitoral de olho nem 2020. 


Aquecimento 3 O petista Téo pode até disputar a sucessão do alcaide Antonio Elinaldo (DEM). Tudo vai depender da Justiça confirmar ou não o impedimento do chefe e sempre primeirão na fila, o deputado Luiz Caetano, tecnicamente já enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Outro nome provável é o da ainda deputada Luiza Maia, que alimenta o sonho de governar Camaçari desde os anos 1980. 


Aquecimento 4 Na base governista não haverá surpresas. O atual vice-prefeito e 3 vezes alcaide do município, José Tude, ex-MDB de Geddel e agora no DEM de ACM Neto, será o candidato único e contará com todo o apoio da máquina municipal.  


Folga  Camaçari ficou fora do mapa dos protestos e manifestações do 1º de maio. Mesmo com o título de sede do maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul e forte suporte de sindicatos de trabalhadores, como metalúrgicos, construção e químicos/petroqúimicos, município não viu nenhuma manifestação contra a reforma trabalhista, contra a prisão do ex-presidente Lula, muito menos protestos contra a violência crescente. Lideranças que deveriam conduzir esse processo, ainda que fosse um ato ecumênico para marcar a data, preferiram a brisa salitrosa do ato realizado terça-feira à tarde no farol da Barra, em Salvador.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite joaoleite01@gmail.com (Editor)


2/5/2018

Mais Notícias

Incêndio destrói área do tamanho de 3 mil campos na Chapada
Bolsonaro tem pressa para iniciar transição de governo
Haddad critica esquema corrupto e se afasta dos erros do PT
Fanesc é a grande campeã da 29ª edição do Cinfancam
População jovem da RMS em idade de trabalho cai 7,5%
Bolsonaro negocia com 'centrão' para garantir governabilidade
Missão da OEA vai observar eleições de domingo
Ministro diz que fala do deputado e filho de Bolsonaro é perigosa
Bahia registrou 398 assassinatos no mês de agosto
Haddad visita Nordeste na reta final da campanha


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2018 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL