Busca:

  Notícia
 
Mesmo descaracterizada Lavagem do Bonfim atrai multidão

Imagem G1

Cortejo tem cerca de 7 quilômetros

A tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim reuniu milhares de pessoas nesta quinta-feira (11/1). Precedida  pela  caminhada de  cerca de 7 quilômetros entre a  Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, e a Colina Sagrada, festa  vem ´perdendo a cada ano  a sua espontaneidade e  suastradições. Diferente do passado, festa não obedece mais  o desfile das baianas que puxam o cortejo.


Grupos políticos de todas as matizes  terminam realizando suas 'lavagens' , com baianas e batucadas. Mesmo com toda a descaracterização, a Lavagem do Bonfim não perdeu a animação e a fé de baianos e turistas que fazem  da manifestação um caminho para  buscar proteção do Senhor do Bonfim.


A programação em homenagem ao Senhor do Bonfim, considerado o padroeiro de coração dos baianos, foi aberta no dia no dia 4 de janeiro, com o início do novenário e segue até domingo, quando se celebra o Senhor do Bonfim.


A festa que mistura  religiões católica e de matrizes africanas, acontece  desde o final do século 18. Chegou a ser proibida pela Igreja Católica, mas só fezx crescer e  virou Patrimônio Imaterial Nacional pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Mais Notícias

General teme infiltração do crime organizado nas Forças Armadas
Igrejas e times de futebol devem R$ 14 bilhões ao Fisco
Gilmar Mendes vira 'muso' de marchinhas de Carnaval
IPVA com desconto de 10% pode ser quitado até 7 de fevereiro
Jornalista nega racismo e fala sobre os medos da mídia tradicional
Temer descumpre meta do Minha Casa, Minha Vida
Mais da metade dos brasileiros quer uma imprensa imparcial
PT faz campanha para levar militantes ao julgamento de Lula
Salvador vai gastar cerca de R$ 55 milhões com Carnaval
Quase 19 mil empresas fecharam as portas na Bahia em 2017


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2018 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL