Busca:






Tagner Cerqueira


A Câmara Municipal deve legislar à altura de Camaçari



O Poder Legislativo é mais próximo do povo, é na Câmara Municipal onde o cidadão tem acesso mais rápido aos vereadores, ou pelo menos deveria ter. Cabe aos políticos fomentar a participação popular no dia a dia da Casa Legislativa.


A Câmara é a caixa de ressonância da cidade, é lá que acontece o debate da realidade, é o palco das discussões, do contraditório, das ideias e da participação democrática.


Faz-se necessário que a Casa puxe para sua responsabilidade os principais problemas vividos atualmente em Camaçari. É indispensável o debate sobre a problemática ambiental, o desenvolvimento social e o empreendedorismo, entre tantos outros temas relevantes para o município. É preciso encontrar as saídas em conjunto com a sociedade civil.


Para isso, é fundamental fortalecer a democracia, ampliar a participação popular, e consequentemente, aproximar o cidadão da Câmara. Algumas medidas simples podem contribuir decisivamente, a exemplo da mudança do horário da sessão, implantação da Câmara Itinerante, criação de fóruns de debate, ampliação da Tribuna Cidadã, e a criação da rádio Câmara. É necessário muito mais vontade política do que qualquer outra coisa.


Camaçari é uma metrópole, não cabe mais vermos indicações para construir quebra-molas, trocar lâmpadas, não que tudo isso não seja importante, mas estamos em uma cidade de grande envergadura, com problemas de diversas ordens, o que obriga a Câmara Municipal a pensar além do horizonte, pensar e legislar como metrópole.


Tagner Cerqueira tagner2002@yahoo.com.b é bacharel em direito, pós graduando em gestão pública, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Ceped).


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor


 


 
Últimas Publicações

Construção da cidade 4.0
A autonomia dos Municípios após a Constituição de 1988
Reduzir impostos e fortalecer empreendedores são pontos fora da curva para impulsionar a economia em Camaçari
A Câmara Municipal deve legislar à altura de Camaçari


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2019 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL