A variação de preços do mesmo produto, em até 100%, de acordo com a empresa de venda remota, as chamadas marketplaces, mostram que o cliente deve pesquisar antes de comporar através das promoções da Black Friday, a megaliquidação marcada para a última sexta-feira de novembro, dia 29.
Essa diferença está no levantamento realizado pela consultoria Ponto Map. Empresa de consultoria de inteligência em dados, mídias e comportamento do consumidor mediu nas últimas cinco semanas (3 setembro a 8 de outubro), o preço de um mesmo produto entre seis redes de comércio digital. Um dos exemplos é o Apple Watch 9 GPS, relógio teve precos avriando de acordo com o vendedor, de R$ 2.740 e R$ 5.502. Entram nessa lista preferencial de 15 produtos mais vendidos os eletrônicos, eletroportáteis, bebidas e calçados.
Preocupação do consumidor com o preço e pesquisar ficou clara em outra pesquisa. Também realizada pela mesma empresa, em parceria com a V-Tracker, levantamento revelou que 61% se preparam para fazer compras na Black Fridsay. Ainda segundo o estudo, quase a metade (48%) dos entrevistados tem expectativas positivas em relação à Black Friday. Já a maioria (57%) acredita que o evento já foi melhor e que é preciso procurar promoções. Pesquisa com mais de mil brasileiros de 402 municípios também mostrou que a confiança na queda dos preços durante o evento é menor entre os mais velhos.