Busca:

  Notícia
 
Coluna Camaçarico 14 de outubro 2024


Sempre ela  Nesse embate entre os partidos PT e União Brasil, na disputa da segunda cidade mais rica da Bahia, a partir de janeiro de 2025, o que mais vem preocupando os dois lados não são as lideranças e seus movimentos fisiológicos com novos apoios e mudança de lado. São os recursos, o dindin, o metal, que de forma nada republicana pode ser chamado de ´meios logísticos`, fundamentais para tocar a campanha e ajudar a superar o adversário nessas duas últimas semanas.


Sempre ela 2 A Coluna alertou para esse festival de gastos em setembro do ano passado (Confira#mce_temp_url#). Voltou a comentar que o irreal teto de gastos oficiais de R$ 6 milhões, definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para Camaçari, no segundo turno, foi o segundo maior do estado, atrás apenas de Salvador (Confira#mce_temp_url#).


Sempre ela 3 O derrame de dinheiro no primeiro turno, como previu o  Camaçarico, com os dois principais candidatos apoiados pelas máquinas: do município, no caso Flavio Matos (União); e do estado, beneficiando o petista Luiz Caetano, não previa nova rodada de gastos.


Sempre ela 4 Apesar da lei definir como fontes de financiamento permitidas: os recursos do fundo eleitoral, o bolso dos próprios candidatos, e as doações de pessoas físicas limitadas a 10% do que ganham, as campanhas seguiram, como de costume. O festival de peças publicitárias e outras ações visíveis pelo eleitor mostraram esse atropelamento dos limites legais. Com a certeza de que a disputa seria definida no primeiro turno, as apostas estouraram e as fontes praticamente secaram, tal o volume despejado no pleito do último dia 6. Agora, com o segundo e ultimo round, mais uma vez, a maior parte dessa conta vai sair da bolsa da ´viúva`.


Reforço A menos de duas semanas para as eleições no segundo turno em Camaçari, quadro segue embolado e sem palpite de vitória. Com base em levantamentos internos, representantes das duas campanhas não arriscam, apesar de alardearem vantagem para estímulo da militância e apoiadores.


Reforço 2 Nesse jogo de ajuste para um inesperado segundo turno, a campanha do candidato Flávio Matos (União) promoveu pequenas mudanças no marketing com ampliação da orientação e correções  pelo staff de ACM Neto. Já na campanha do petista Luiz Caetano o volume de formuladores registrou aumento que vai além da consultoria remota, com o desembarque de marqueteiros vindos das disputas em Salvador e Feira de Santana, duas cidades onde os candidatos apoiados pelo PT perderam para os representantes do União.  


Volume A presença do presidente Lula da Silva (PT), no comício de apoio ao candidato e companheiro de partido, Luiz Caetano, na próxima quinta-feira (17), em Camaçari, vai registrar um movimento atípico na cidade. Mesmo com chegada prevista para o final da tarde, presença de Lula agita a cidade desde o começo da manhã.


Volume 2 Para assistir o presidente e naturalmente reforçar o coro de apoio ao petista, dezenas de caravanas vindas em carros e ônibus de cidades baianas devem ampliar o já confuso sistema viário de Camaçari. Encontro com Lula está marcado para o final da tarde, na avenida Luiz Eduardo Magalhães. Manifestação, considerada pelo comando da campanha do petista Caetano como a `bala de prata`, deve reunir um público recorde. O alvo do projetil e os resultados só serão conferidos na última semana da campanha.


Imagem Sem explicação a recusa do candidato a alcaide de Camaçari, Luiz Caetano (PT), em participar do debate da TV Itapoan (Record). Enfrentamento do oponente, o vereador Flavio Matos (União), estava marcado para o dia 19, às 21h. Com a negativa do petista, que aparece empatado com o governista, portanto sem vantagem que justificasse a sua ausência sem prejuízo eleitoral com tal descuido com o eleitor, a Record só vai realizar sabatinas. Entrevistas individuais estão marcadas para os dias 22 (Caetano) e 23 (Flavio), a partir das 13h30, no programa Balanço Geral.


Imagem 2 Decisão de Caetano restringe a apenas um confronto entre os candidatos ao comando de Camaçari, a partir de janeiro de 2025. Felizmente, Caetano e Flavio já confirmaram presença no único debate desse segundo turno. Promovido pela Rede Bahia, confronto será na sexta-feira (25), antevéspera do pleito, a partir das 9h30, com transmissão pelo g1 Bahia e plataformas digitais do iBahia e da Bahia FM. Completam os esclarecimentos e ajuda ao eleitor as entrevistas individuais no Jornal da Manhã, da mesma emissora, nesta terça-feira (15), com Flavio Matos, e quarta-feira (16), com Luiz Caetano.


Compromisso A adesão do vereador reeleito Dilson Magalhães (PP) ao projeto de eleição do petista Luiz Caetano para o quarto mandato de gestor de Camaçari foi um duro golpe no ex-alcaide e presidente do União Brasil em Camaçari, Helder Almeida. Dilson que sempre teve o atual secretário de administração do município como uma espécie de guru político, abandonou a candidatura Flavio Matos e o grupo do alcaide Antonio Elinaldo (União), do qual fez parte nos últimos 8 anos. Aliados de Almeida classificam a atitude, só tomada após o resultado das eleições do dia 6, como ´traição`. Garantem que sem o bê-á-bá do experiente político e os cerca de 250 votos dados ao candidato pelo  grupo, dificilmente Dilson seria reeleito.


Calibre Levantamento das Coluna mostra que Camaçari registrou em setembro 15 assassinatos. Esse é o maior número de crimes violentos letais intencionais (CLVIs) nos 9 meses de 2024.  Somados aos 116 assassinatos informados até agosto, pela secretaria de segurança pública (SSP-BA), ano de 2024 em Camaçari conta 131 CLVIs. Já a soma das mortes violentas entre janeiro e setembro é a mais baixa no período desde 2017.


Calibre 2 Os 15 registros apurados pela Coluna, com base em informações postadas na imprensa, é o quarto mais alto para setembro nos últimos 8 anos. Supera as 14 mortes violentas do mesmo mês de 2022, os 11 assassinatos de 2020, os 13 registrados em setembro de 2019, e igual número no mesmo mês de 2018. Setembro deste ano fica atrás dos 23 CLVIs  de 2017, dos 18 de 2021 e dos 17 assassinatos contados em setembro do ano passado. 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


14/10/2024 Fechamento:17h18


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite

Mais Notícias

Seis em cada 10 brasileiros apoiam a proibição do uso de celular nas escolas
Brasil tem 2 dos 10 jogadores mais bem pagos do mundo
Variação de preços do mesmo produto pode chegar a 100% na Black Friday
Nova pesquisa mostra empate entre Flavio Matos e Luiz Caetano
Praia de Camaçari recebe pela 6ª vez selo Bandeira Azul
Sineide Lopes no Colunistas: Camaçari e voto decisivo no 2º turno
Vini vale R$ 1,2 bilhão e é o jogador com maior valor de mercado
Bahia registra queda no número de assassinatos entre janeiro e setembro
Pesquisa P&A mostra empate técnico com vantagem para Flavio
Coluna Camaçarico 14 de outubro 2024


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL